A força da religiosidade e as belezas naturais do sertão da Paraíba

Por Cláudio André, publicado em 26 de agosto de 2022

O sertão da Paraíba tem seus encantos e seus atrativos turísticos religiosos. Numa passagem por cidades da região de Patos, o documentarista Cláudio André O Poeta, esteve visitando as igrejas de Teixeira, Maturéia e Taperoá. A força da religiosidade está para todos os lados, dentro e fora das cidades.
A pedra do Caboclo, o pico do Jabre, a cordilheira entre Paraíba e Pernambuco, são lugares fascinantes que você encontra no sertão paraibano. As formações rochosas incluídas no planalto da Borborema ainda passam por transformação.
A pedra do Tendó, que tem uma narrativa lendária, está numa localização geográfica privilegiada, entre uma cadeia de montanhas e o vale do Espinhara, região metropolitana de Patos. Localiza-se a aproximadamente 3 quilômetros do centro da cidade de Teixeira, às margens da BR-110, estrada que liga Teixeira a Patos,[8] dentro da área de proteção da Reserva Ecológica Pico do Jabre, criada em 16 de outubro de 1992.
O pico do Jabre é o ponto culminante do estado brasileiro da Paraíba. Com 1.197 metros de altitude, o pico localiza-se no município de Matureia. O Parque Estadual Pico do Jabre foi criada para envolver toda a área do pico e proteger a fauna e a flora da região
Pedra do Tendó, também conhecida como Pedra Que Geme é uma grande formação rochosa e ponto turístico da cidade de TeixeiraParaíba.
O local, visitado pelo pintor Henry Koster, em 1808, situa-se a aproximadamente 800 metros de altitude, tem-se uma bela vista de grande parte do sertão paraibano, além de ser possível a prática de rapel, trilhas ecológicas, romaria e também degustação da culinária local.

Eu e minha Nega, companhia de aventuras, estivemos no Pico do Jabre, zona rural de Matureia, sertão da Paraíba.
pico do Jabre é o ponto culminante do estadobrasileiro da Paraíba. Com 1.197 metros de altitude, o pico localiza-se no município de Matureia. O Parque Estadual Pico do Jabre foi criada para envolver toda a área do pico e proteger a fauna e a flora da região.

pico do Jabre é o ponto culminante do estado brasileiro da Paraíba. Com 1.197 metros de altitude, o pico localiza-se no município de Matureia. O Parque Estadual Pico do Jabre foi criada para envolver toda a área do pico e proteger a fauna e a flora da região.

Vai a Paraíba? Conheça Matureia, Teixeira, Taperoá…

Amanhecer no casarão do Jabre, Matureia, Paraíba.

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, formado em radiojornalismo, poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE), escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM e Rádio Web News Olho d'Água, criador do Projeto Música na Escola, ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura. Membro efetivo da FACUPIRA (Fundação Cultural de Palmeira dos Índios/AL), Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Bom Conselho/PE. Colunista dos sites Tribuna do Sertão (P.dos Índios) e Tribuna do Agreste (Arapiraca) e 7 Segundos (Maceió). Ex-assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE.