Trilha ecológica para o rio Salgado de Bom Conselho

Por Cláudio André, publicado em 20 de junho de 2022

Uma boa trilha deve ter seus desafios. Assim foi chegar num dos trechos do rio Salgado, zona rural de Bom Conselho…
A sensibilidade de uma imagem está no olhar. Num trilha com o blogueiro JB Notícias, essa imagem real foi registrada enquanto descíamos para chegar ao leito do rio Salgado, afluente do Velho Chico.
O sítio Cancelas está localizado no sudoeste de Bom Conselho, onde tem rotas para chegar na cachoeira do Poço Escuro, dentro do Vale do Salgadinho. Era por volta das 14 horas que fizemos esse registro mostrando a cerração que baixou por essa região.
O rio Salgado é um dos afluentes do Velho Chico. Com um percurso de 60 km da nascente a foz, este nasce no município de Bom Conselho no agreste meridional de Pernambuco.
A força da natureza impressiona. É bom lembrar que o rio Salgado é temporário, mas a nascente é perene, porém há uma barragem que represa a água no período de estiagem.
Cumulus. As nuvens se formam quando o ar esfria para o ponto de orvalho, temperatura na qual o ar não consegue mais segurar todo o vapor d’água.
As vezes é preciso da uma pausa para que possamos refletir e sentir o ar puro da natureza. Ouvir o som de uma cachoeira é uma terapia.
Vejam que o rio Salgado no tempo de chuva em todo seu leito provoca várias quedas d’água, entre elas, a cachoeira do Poço Escuro
Percebam que essa região de Bom Conselho, comumente tem mudança climática repentina, pouco importa se está cedo ou tarde.
Ao longe vemos uma das mais bonitas cachoeiras de Bom Conselho, localizado no sudoeste da terra de Papacaça.
Todos os açudes, barreiros e tanques estão com suas capacidades acima do limite. Essa barragem fica no sitio Cancelas, com seu paredão virado para o Vale do Salgadinho.
Por esse grotão há várias quedas d’água e toda água abastece o rio Salgado, que vai até a sua foz já no município de Minador do Negrão, agreste de Alagoas.

Patrocinadores

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, formado em radiojornalismo, poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE), escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM e Rádio Web News Olho d'Água, criador do Projeto Música na Escola, ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura. Membro efetivo da FACUPIRA (Fundação Cultural de Palmeira dos Índios/AL), Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Bom Conselho/PE. Colunista dos sites Tribuna do Sertão (P.dos Índios) e Tribuna do Agreste (Arapiraca) e 7 Segundos (Maceió). Ex-assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE.