Acá – uma árvore frondosa da Amazônia existente em Bom Conselho

Por Cláudio André, publicado em 31 de maio de 2022

A região de transição vegetacional é o Agreste, que mescla características de floresta tropical e vegetação xerófila. Em Bom Conselho, no sítio Marcelina, há áreas de vegetação tipicamente de mata atlântica.
Árvores frondosas, com troncos que não conseguimos abraça pelo proporção do diâmetro. Fazer uma trilha por dentro da mata do sítio Marcelina é uma grande experiência. Olha
A região do sítio Marcelina é lugar ideal para a prática de cultivo de rosas, tipo, rosa dália. O clima úmido favorece a outras espécies.
Olha o que encontrei na área de preservação no sítio Marcelina. Uma árvore frondosa que é comum encontrar na região amazônica, conhecida por Acá, cientificamente, identificada por Pouteria filipes Eyma.
No nosso canal no Youtube você tem uma reportagem exclusiva mostrando como é aventurar-se pela região serrana de Bom Conselho.
A vida de trilheiro e pesquisador tem suas vantagens por alguns motivos, um deles, o contato com a natureza diretamente. Temos um banco de pesquisa formado com altitudes das serras, tipo de flora e fauna.
Enquanto subíamos umas das serras do vale da Marcelina, encontramos algumas árvores em extinção, como por exemplo, acá, louro-preto, ipês, caraibeiras e outras…

Saiba mais

A mata de preservação do sítio Marcelina merece um estudo mais aprofundado para identificar quais outros tipos de árvores que só vemos em outras regiões do Brasil. Eu, JB, Zé Maria e meu filho Gabriel, fizemos um tour por uma área com mais de 2 mil metros quadrados, uma experiência sensacional.

Esse post tem o patrocínio

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, formado em radiojornalismo, poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE), escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM e Rádio Web News Olho d'Água, criador do Projeto Música na Escola, ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura. Membro efetivo da FACUPIRA (Fundação Cultural de Palmeira dos Índios/AL), Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Bom Conselho/PE. Colunista dos sites Tribuna do Sertão (P.dos Índios) e Tribuna do Agreste (Arapiraca) e 7 Segundos (Maceió). Ex-assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE.