Serra do Morro Grande: Seu relevo e sua floração

Por Cláudio André, publicado em 10 de abril de 2022

De cima da serra do Morro Grande, tivemos essa vista maravilhosa. Numa altitude de 817 metros, pudemos visualizar outras serra do oeste de Bom Conselho.
Interessante que nesta região do oeste de Bom Conselho as formações de chuvas não passam disso. A vegetação de caatinga já sente com o clima seco do outono.
As formações rochosas afloradas no entorno da serra do Morro Grande se mistura a vegetação típica de caatinga.
Com uma temperatura de 29 graus e uma sensação térmica de 35, pudemos superar o limite do corpo e chegar ao cume da serra do Morro Grande.
Com a vista virada para o lado leste de Bom Conselho visualizamos a comunidade quilombola do angico.
Por esse ângulo, tivemos uma vista privilegiada da Cordilheira da Prata, localizada na zona rural de Bom Conselho.
A serra do Morro Grande é vista do centro de Bom Conselho. Ela fica na linha de divisa com o município de Iati, agreste meridional de Pernambuco.
Dentro da propriedade da fazenda Morro Grande, encontramos vários pés de aroeira, árvore medicinal em extinção.
O facheiro em sua maioria embeleza todo o cenário natural. Foram mais de 3 km de trilha ecológica no oeste de Bom Conselho neste domingo, 10/04. Uma experiência fascinante.
`É de lugares assim que gostamos de estar. Chegar ao cume da serra do Morro Grande foi um desafio, por que o tempo passou de nublado para ensolarado.
A fauna e a flora da serra do Morro Grande é muito rica, até por que é proibida a caça predatória nesta região.
Veja que mesmo com pouca chuva, a floração na região oeste de Bom Conselho tem sua particularidade. Mesmo o clima estando escaldante, há muito verde espalhado pela vegetação de caatinga.
O blogueiro Josenildo Batista – JB Notícias, resolveu se aventurar pela serra do Morro Grande, conhecendo um dos trechos do lado oeste de Bom Conselho. Parceiro de longas datas, sobreviveu as altas temperaturas e aos aclives e declives durante a trilha deste domingo, 10/04

Agradecimentos a Família Ferro por nos conceder espaço para adentrarmos a serra do Morro Grande, pois se trata de uma área particular.

Patrocinador

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, formado em radiojornalismo, poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE), escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM e Rádio Web News Olho d'Água, criador do Projeto Música na Escola, ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura. Membro efetivo da FACUPIRA (Fundação Cultural de Palmeira dos Índios/AL), Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Bom Conselho/PE. Colunista dos sites Tribuna do Sertão (P.dos Índios) e Tribuna do Agreste (Arapiraca) e 7 Segundos (Maceió). Ex-assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE.