As geoformas das rochas e dos atrativos turísticos de Venturosa

Por Cláudio André, publicado em 16 de março de 2022

Cada um pode usar sua imaginação. Eu usei a minha e batizei esse aglomerado de rochas graníticas de Pedra do Toro. A uma distância de 800 metros fiz esse registro fotográfico.
Acredito que alguém já tenha ouvido falar na Pedra Furada. Um rochedo granítico em forma de arco, com uma cavidade no meio, ainda passa por transformação devido ao intemperismo.
A pedra do Hipopótamo é outra formação rochosa de encher os olhos de tanta beleza natural. A parte interna dessa rocha forma-se numa caverna, proporcionando bela imagem panorâmica da cordilheira entre os municípios de Venturosa/Alagoinha/Pesqueira.
Do cume da Pedra do Toro fizemos essa imagem do Morro do Barbado, por trás da Pedra Furada, ambos estão dentro da cordilheira existente que atinge os municípios de Venturosa, Alagoinha e Pesqueira.
Uma rocha pode ter mais de uma geoforma, sim. Essa, por exemplo, por um lado vê-se a geoforma de um Toro, por esse ângulo parece um Tubarão. Isso depende muito do seu olhar. Estamos a cada dia afunilando os conhecimentos em geomorfologia.
Pedra do Trofeu. Essa formação rochosa sedimentar de arenito está sendo esculpida a cada dia pelo intemperismo físico e químico.
Pedra do Sorvete. É a segunda torre dentro da fazenda do senhor Paulo Tenório, na região limítrofe de Venturosa com Alagoinha. Quando você a toca, solta-se partículas de rocha.
Pedra do Submarino. Quando você está no sítio Peri-peri de Venturosa, sua imaginação flutua. É bom lembrar que a geomorfologia é a ciência que estuda as mudanças que ocorrem na crosta da terra e no fundo do mar. Busca entender, registrar e analisar os processos que geram as mudanças na superfície da Terra desde sua origem até os dias atuais, levando em consideração o relevo como fator principal.
Pedra do Elefante. Acrescento ainda que para entender e ilustrar a dinâmica que se manifesta no planeta desde a sua formação, a geomorfologia conta com diversas ciências, tais como: climatologia, hidrografia, glaciologia, geografia física, geografia matemática e geografia humana.
Nas minhas pesquisas e na busca do conhecimento, entendo que esse processo é realizado graças à manifestação de uma série de fenômenos que afetam a estrutura geológica ao longo do tempo. Deve-se notar que essa abordagem se tornou a pedra angular da teoria da evolução em relação às mudanças terrestres.
A saga de contar história por esses rincões nordestinos não para. Hoje foi em Venturosa, amanhã pode ser em qualquer outro lugar.
Essa é a fazenda do senhor Paulo Tenório, que inclusive já foi vice-prefeito de Venturosa por cinco vezes. Em contato com o mesmo, num bom diálogo na fazenda, ele contou-nos que sua família Tenório é a mesma da cidade de Quebrangulo, agreste de Alagoas.
A teoria de Davis também representaria uma mudança importante, pois, na época, ainda se pensava que a criação do alívio ocorreu graças à grande inundação bíblica e premissas relacionadas ao catastrofismo .
Fiz essa imagem da cidade de Venturosa de cima da Pedra do Toro, distante 06 km. Um olhar fotográfico diferenciado. Venturosa tem uma área de 338.121 km².
O município está inserido no Planalto da Borborema – rochas de embasamento cristalino que englobam o sub-domínio de rochas metamórficas -, com domínio hidrogeológico totalmente do tipo Fissural, ideal para a confecção de poços tubulares para captação de água subterrânea.

PATROCINADORES

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, formado em radiojornalismo, poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE), escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM e Rádio Web News Olho d'Água, criador do Projeto Música na Escola, ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura. Membro efetivo da FACUPIRA (Fundação Cultural de Palmeira dos Índios/AL), Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Bom Conselho/PE. Colunista dos sites Tribuna do Sertão (P.dos Índios) e Tribuna do Agreste (Arapiraca) e 7 Segundos (Maceió). Ex-assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE.

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

REDE BRASILEIRA DE BLOGUEIROS DE VIAGEM

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM