O pôr do sol e a geomorfologia da serra Grande de Bom Conselho

Por Cláudio André, publicado em 1 de março de 2022

A serra Grande que fica no oeste do município de Bom Conselho tem uma elevação de 860 metros de altitude e um dos seus lados tem uma camada rochosa de granito.
A serra Grande tem mais de 05 km de extensão, chegando a emendar com a serra Queimada. Em todo o trecho há olhos d’água, enriquecendo ainda mais o solo que por sua vez faz a água brotar nas nascentes do rio Salgado.
Por esse ângulo temos uma vista privilegiada das serras que seguem a cordilheira de divisa com o estado de Alagoas. Essa imagem fizemos do pé da serra Grande.
Vejam ai que o lado leste da serra Grande tem um corpo rochoso de granito exposto ao intemperismo. No seu entorno há camadas de vegetação de caatinga e plantas nativas de outros continentes que se adaptam ao solo raso.
De cima da serra Grande, há uma vista panorâmica do vale do Salgadinho e das serras que margeiam a planície limítrofe com o estado de Alagoas. Por cima dessa região serrana está as rodovias PE-218 e AL-115 (serra da Espia).
Os maciços rochosos apresentam diferentes tipos de descontinuidades, que exercem grande influência na estabilidade de taludes. A serra Grande é lugar ideal para estudos práticos de geologia.
O relevo do agreste reúne regiões de planaltos, com destaque para o Planalto da Borborema. A vegetação é marcada pelo bioma da caatinga e presença de vegetação caducifólia, que perdem suas folhas em alguns períodos.
Que tal um pôr do sol desse? O sol se escondeu por trás da serra Grande e de frente pudemos fazer esse registro fotográfico e compartilhar com você.
Pé de umbu cajá. Em um dos seus galhos o ninho de graveto feito pelo joão-graveto. O ninho do joão-graveteiro é o preferido para ser ocupado pelo joão-pinto, o qual depende de outras espécies para nidificar. Além dessa ave, as câmaras abrigam outras aves, pequenos mamíferos, répteis ou marimbondos.
Nesta região entre a serra Grande e o Vale do Salgadinho, a fauna e a flora são atingidos pela queimada e a caça predatória. Ainda há poucas espécies de pássaros. Com se fala em animais silvestres, coisa rara encontrar pelo menos uma raposa.
Para finalizar esse post, compartilhamos esse lindo pôr do sol. A luz solar não é amarela nem vermelha, é branca. O branco resulta da soma das sete cores do arco-íris – o violeta, o azul, o anil, o verde, o amarelo, o laranja e o vermelho. Nós enxergamos o Sol com tonalidades diferentes, ao longo de um dia, porque a atmosfera filtra os seus raios, separando as cores.
Quem não estuda, não aprende e não conhece o seu próprio torrão.

Conheça a região serrana de Bom Conselho. Vamos continuar a pesquisa. Temos um banco de dados com a altitude de mais de 20 serras. Temos várias rotas para trilhas ecológicas. Enfim, estamos mostrando o outro lado de Bom Conselho, localizado no agreste meridional de Pernambuco.

Apoiadores Culturais

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, formado em radiojornalismo, poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE), escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM e Rádio Web News Olho d'Água, criador do Projeto Música na Escola, ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura. Membro efetivo da FACUPIRA (Fundação Cultural de Palmeira dos Índios/AL), Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Bom Conselho/PE. Colunista dos sites Tribuna do Sertão (P.dos Índios) e Tribuna do Agreste (Arapiraca) e 7 Segundos (Maceió). Ex-assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE.