A região leste de Bom Conselho com casarões, nascentes e cachoeiras

Por Cláudio André, publicado em 3 de fevereiro de 2022

A região leste de Bom Conselho tem nascentes, matas preservadas e casarões históricos…
A região leste de Bom Conselho é o berço da nascente do rio Calumbi.
No tempo de muitas chuvas esse trecho fica inundado devido a correnteza do rio Calumbi.
A fazenda Tide Tenório faz parte da história do Ciclo do Cafe…
A flora e a mata ciliar são preservados. Essa região do sítio Sabiá é muito rica em fruticultura…
Do piso superior da casa da fazenda de Tide Tenório quando se abre a janela, a vista é essa… Imagine no tempo chuvoso o rio Calumbi com bastante água.
Mata Ciliar entende-se a vegetação florestal que acompanha os rios de médio e grande porte da região do Cerrado, em que a vegetação arbórea não forma galerias. Em geral, essa Mata é relativamente estreita, dificilmente ultrapassando 100 metros de largura em cada margem.
As matas ciliares compreendem a vegetação que se localiza em áreas situadas nas proximidades de cursos d’água, tais como rios, lagos, olhos d’água e reservas hídricas em geral.
As matas ciliares compreendem a vegetação que se localiza em áreas situadas nas proximidades de cursos d’água, tais como rios, lagos, olhos d’água e reservas hídricas em geral.
O rio Calumbi tem nascente no sítio Frexeiras e segue com destino ao encontro com o rio Paraiba do Meio já no município de Quebrangulo/Alagoas.
Há uma grande variedade em larguras no meandro do rio Calumbi, que tem água escura e salobra…
Da nascente a foz, o rio Calumbi, tem várias corredeiras e pequenas cachoeiras como essa da imagem acima.
Você está vendo essa pastagem? No período de inverno toda essa região fica inundada com as águas do rio Calumbi.
Mata ciliar é um termo utilizado para fazer referência à formação vegetal que se desenvolve às margens de rios, córregos, lagos, represas e nascentes. Tal nomenclatura relaciona-se à analogia que se faz entre a função das matas para os rios e a função dos cílios para os nossos olhos: proteção.
De maneira geral, ela protege os rios de assoreamento e os corpos hídricos de poluição. Por isso, a mata ciliar é considerada pelo Código Florestal como uma “Área de Preservação Permanente”.
mata ciliar ocorre em diversos biomas, como Cerrado e Mata Atlântica. Por isso, pode apresentar tamanhos e tipos de árvores diferentes, muitas vezes relacionadas ao ambiente em que estão situadas.
O blogueiro Josenildo Batista – JB, esteve também conhecendo o meandro do rio Calumbi, região leste de Bom Conselho.
greja de Nossa Senhora do Carmo, (distrito de Caldeirões), foi edificada em 1916 sobre a liderança de Monsenhor Marques e Domingos Pacheco. Antes dela já existia uma capela localizada dentro de um cemitério, que ficava situado em frente desta igreja, e que desde o séc. XIX era festejada a festa da NSª do Carmo, por uma idosa de origem africana, que fazia a festa como pagamento do livramento da comunidade da peste.

Em breve um nova rota turística

Agradecimento aos apoiadores

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, formado em radiojornalismo, poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE), escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM e Rádio Web News Olho d'Água, criador do Projeto Música na Escola, ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura. Membro efetivo da FACUPIRA (Fundação Cultural de Palmeira dos Índios/AL), Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Bom Conselho/PE. Colunista dos sites Tribuna do Sertão (P.dos Índios) e Tribuna do Agreste (Arapiraca) e 7 Segundos (Maceió). Ex-assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE.

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

REDE BRASILEIRA DE BLOGUEIROS DE VIAGEM

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM