A natureza que fascina no sertão da Bahia

Por Cláudio André, publicado em 25 de janeiro de 2022

vegetação é marcada pelo bioma da caatinga, que inclui uma vegetação rasteira, arbustos espinhentos e árvores de pequeno porte e troncos retorcidos.
Destacam-se os cactos e as bromélias que se adaptaram às condições da região. O cajueiro selvagem é uma planta nativa da caatinga.
As lagartas das borboletas monarcas são amarelas com manchas em preto e branco.
Sertão é uma sub-região do nordeste localizado entre o Agreste e o Meio Norte.
Essa formação rochosa de arenito tem a geoforma de um peixe do fundo do mar.
A caatinga é um ecossistema único, encontrado no sertão nordestino.
A camada rochosa sedimentar de arenito tem característica de deserto e que no passado esteve num fundo de um rio ou oceano.
arenito se forma quando rochas como o granito se desintegram aos poucos pela ação dos ventos e das chuvas. Os grãos de quartzo dessas rochas formam a areia. Assim cimentada e endurecida, forma o arenito – um tipo de rocha sedimentar.
Arenito é uma rocha sedimentar clástica resultante da deposição de areias que, após um processo de compactação e cimentação, se transformam em rochas.
São constituídas por grãos de quartzo, que é um mineral muito resistente tanto à abrasão (desgaste físico) como a processos químicos.
Toda essa camada rochosa está no lado oeste do município de Santa Brígida, norte da Bahia.
São rochas que se formam na superfície da crosta terrestre sob temperaturas e pressões relativamente baixas, pela desagregação de rochas pré-existentes seguida de transporte e de deposição dos detritos ou, menos comumente, por acumulação química.
Por fim, já na cidade de Banzaê, encontramos uma árvore centenário conhecida pelo nome de Jatobá. Essa árvore nativa o serrado, está localizada no meio de uma rua da cidade. Já houve muita polêmica, onde pessoas má intencionadas já tentaram arrancar essa árvore frondosa.
Conhecer o norte da Bahia é uma aula de geografia, história e cultura. Os municípios de Banzaê e Santa Brígida tem lugares fascinantes para conhecer. Valeu todo o esforço para andar por esses rincões baianos. Até a próxima aventura.

Patrocinadores

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, formado em radiojornalismo, poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE), escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM e Rádio Web News Olho d'Água, criador do Projeto Música na Escola, ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura. Membro efetivo da FACUPIRA (Fundação Cultural de Palmeira dos Índios/AL), Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Bom Conselho/PE. Colunista dos sites Tribuna do Sertão (P.dos Índios) e Tribuna do Agreste (Arapiraca) e 7 Segundos (Maceió). Ex-assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE.

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

REDE BRASILEIRA DE BLOGUEIROS DE VIAGEM

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM