O pôr do sol e a floração das plantas nativas da serra do Jacu/PE

Por Cláudio André, publicado em 3 de janeiro de 2022

O pôr do sol surge graças ao movimento de rotação da Terra, no qual o sol aparenta se mover em torno do nosso planeta atravessando o céu de leste a oeste, o que ocorre graças nossa observação se dar em um ponto não inercial. Esse é o entardecer na serra do Jacu, oeste de Bom Conselho.
Assim como todas as estrelas, o Sol nasceu do colapso gravitacional de parte de uma gigantesca, densa e gelada nuvem molecular de gás e poeira. E embora sua idade, cerca de 4,6 bilhões de anos, possa ser deduzida de análises das primeiras rochas formadas no Sistema Solar, obtidas de meteoritos, estas fornecem dados discrepantes sobre a cronologia da gênese de nossa estrela. 
Constitui uma área de transição entre a mata Atlântica e a caatinga, possuindo vegetação variada que vai desde a caatinga propriamente dita até resquícios de mata atlântica. Em Bom Conselho, por exemplo, há uma vegetação típica de três climas, agreste, sertão e zona da mata.
Aventurar-se pela região serrana de Bom Conselho é uma grande aventura. Os trilheiros, Claudio André, José Fábio e JB, foram curtir o último pôr do sol do ano de 2021 no cume da serra do Jacu.
Açucena e Tibouchina se adaptam facilmente na região serrana de Bom Conselho. A terra de Papacaça está inserida no Planalto da Borborema que começa no Rio Grande do Norte e vai até Alagoas.
Considerando que os planetas terrestres levaram menos de 100 milhões de anos para se formarem, este período de incubação parece surpreendentemente longo — pondera Martin Bizzarro, da Universidade de Copenhague, em comentário do estudo, também publicado na “Science”.
O gravatá e uma planta apresenta várias propriedades terapêuticas tais como anti-inflamatória, expectorante, diurética, enérgica e tônica. Ele é usado na medicina popular para alívio de doenças respiratórias tais como tosses, bronquites e também para úlceras.

Aguardem as primeiras trilhas de 2022.

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, formado em radiojornalismo, poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE), escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM e Rádio Web News Olho d'Água, criador do Projeto Música na Escola, ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura. Membro efetivo da FACUPIRA (Fundação Cultural de Palmeira dos Índios/AL), Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Bom Conselho/PE. Colunista dos sites Tribuna do Sertão (P.dos Índios) e Tribuna do Agreste (Arapiraca) e 7 Segundos (Maceió). Ex-assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE.