De cima da cachoeira dos Inácio quando não tem água
Por Cláudio André, publicado em 18 de novembro de 2021
Nesse ponto estávamos em cima da cachoeira dos Inácio, que tem uma formação rochosa com mais de 100 metros de altura e que no período de inverno torna-se numa linda queda d’água.Assim é a vida de pesquisador. A trilha ecológica tem essa característica, de mostrar o quanto devemos preservar o meio ambiente. Nesse local, a uma altitude de 595 metros, pudemos visualizar um outro lado do vale do Salgadinho, lado oeste de Bom Conselho.No período de chuvas, essa região se transforma completamente, pois todos os grotões jorram suas águas para o rio Salgado.A caminhada é um bem que renova nossas energias. Caminhar é uma terapia.Ao lado do amigo Guilherme, estivemos fazendo uma caminhada de pouco mais de 08 km pela região serrana de Bom Conselho, margeando com a divisa de Alagoas.A Serra Grande fica no oeste do município de Bom Conselho. Sua altitude tem 860 metros e uma extensão de pouco mais de 5 km.Quando a safra do milho acaba, logo o solo fica descoberto pegando todo o calor provocado pelo sol. No horizonte está as serras que margeiam a região do povoado de Igreja Nova e por onde passa a rodovia frei Caetano de Messina no meio o vale do Salgadinho. Nas regiões semiáridas a exemplo do Nordeste do Brasil em que a disponibilidade hídrica é reduzida por natureza, as periódicas secas têm agravado o desequilíbrio entre as quantidades de água disponibilizadas e demandadas para o consumo das populações e para o desenvolvimento das atividades econômicas.No lado sul da Serra Grande, o solo é mais rico e fácil encontrar vários tipos de fruteiras, como por exemplo, mangueiras e cajueiros.Olha que beleza de sucupira! No horizonte está a serra Grande. Isso é Bom Conselho.
Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, formado em radiojornalismo, poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE), escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM e Rádio Web News Olho d'Água, criador do Projeto Música na Escola, ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura. Membro efetivo da FACUPIRA (Fundação Cultural de Palmeira dos Índios/AL), Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Bom Conselho/PE. Colunista dos sites Tribuna do Sertão (P.dos Índios) e Tribuna do Agreste (Arapiraca) e 7 Segundos (Maceió). Ex-assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.