Cachoeira de Antônio Vitório está na divisa de Bom Conselho com P. dos Índios

Por Cláudio André, publicado em 11 de outubro de 2021

Somente quem anda pela região serrana de Bom Conselho é que compreenderá a existência das belezas naturais, como é a cachoeira de Antônio Vitório, localizada na linha limítrofe dos estados de PE/AL.
A região sul de Bom Conselho tem uma vegetação típica de mata atlântica.
Nos arredores do povoado Queimas, zona rural de Bom Conselho tem solo fértil e muito rico na produção de batatas.
Na bacia do rio Bálsamo encontramos uma vegetação rasteira que é fortalecida pelas nascentes que abastecem o referido rio.
Um rochedo granítico que é cortado pelas águas do rio Bálsamo, no tempo das fortes chuvas provocam uma queda d’água maravilhosa.
É muito comum encontrar árvores frondosas desse jeito na passagem do rio Bálsamo que segue seu curso com destino ao estado de
A cachoeira de Antônio Vitório é perene e tornou-se num dos atrativos turísticos do município de Bom Conselho que mais é frequentada devido a sua geolocalização (5km do distrito de Rainha Isabel), (08 km da AL-115 – serra das Pias) e 12 km do Cristo do Goiti (cartão postal) da cidade de Palmeira dos Índios, terceira maior cidade alagoana.
A região do povoado Queimadas tem um lençol freático muito rico. A vegetação típica de mata atlântica permanece sendo trocada por pastagens para a engorda do gado e para roçados, deixando o solo exposto a altas temperaturas e provocando a inexistência de nascentes existentes na região.
É comum vermos anoitecer como esse na imagem acima. De leste a oeste o município de Bom Conselho tem suas particularidades e a manifestação da natureza é uma delas.

Patrocinadores

O rio Bálsamo é um curso de água que banha o estado de Alagoas, Brasil, mas suas nascentes estão no município de Bom Conselho, agreste meridional de Pernambuco. Em leito há cachoeiras e corredeiras.

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, formado em radiojornalismo, poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE), escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM e Rádio Web News Olho d'Água, criador do Projeto Música na Escola, ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura. Membro efetivo da FACUPIRA (Fundação Cultural de Palmeira dos Índios/AL), Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Bom Conselho/PE. Colunista dos sites Tribuna do Sertão (P.dos Índios) e Tribuna do Agreste (Arapiraca) e 7 Segundos (Maceió). Ex-assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE.

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

REDE BRASILEIRA DE BLOGUEIROS DE VIAGEM

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM