As rosas e flores do Vale da Marcelina de Bom Conselho

Por Cláudio André, publicado em 9 de setembro de 2021

A região serrana de Bom Conselho é cheia de paisagens indescritíveis e para conhece-las é preciso sair do comodismo.
Conhecer a região da Marcelina e estar na linha limítrofe com o estado de Alagoas é vislumbrar paisagens maravilhosas e vivenciar um clima diferenciado.
Com um lençol freático muito rico e com um clima ameno, o Vale da Marcelina é lugar ideal para a exploração do ecoturismo, para a fruticultura e para você ter pleno contato com a natureza.
Todo o Vale da Marcelina tem nascentes. As nascentes abastecem ao sul, o rio Bálsamo e ao norte, o rio Papacacinha. Na verdade é uma riqueza natural que poucos sabem da o valor merecido.
Um outro grande potencial que você encontra no Vale da Marcelina é a produção de flores. Há várias espécies de diferentes continentes. Como explicar a existência desses tipos de herbáceas e arbustos? Simples, basta estudar a formação do Planalto da Borborema onde o município de Bom Conselho está inserido.
Samambaias, Tibouchinas, Hypericuns, Clitórias, Rosas Xantinas, Arachis, Venustas, Hypoestes e tantas outras estão adaptadas e embelezando todo o Vale da Marcelina. Ao visitar você tem uma aulta de botânica ao ar livre.
A serra Pelada tem uma altitude de 886 metros e ao lado tem as serras do Boqueirão que marcam 862 metros. Em todas existe uma grande variedade em plantas herbáceas e muitos arbustos. A flora nessa região é muito rica, devido a existência de áreas preservadas.
Por esse ângulo você percebe a beleza natural da cordilheira que existe na linha divisória dos municípios de Bom Conselho/PE como Palmeira dos Índios/AL.
Com essa foto panorâmica, você percebe o quanto é forte a área de pastagem que serve de engorda para o gado.
Fizemos uma trilha de 08 km, subimos 02 serras, andamos por vales e matas e compreendemos a geomorfologia do lugar. As comunidades da Marcelina, Boqueirão, Mata Verde e adjacências tem um paisagismo maravilhoso. Conhecer esses lugares é uma verdadeira terapia.

Quer saber mais? Quer ver mais fotos? Acesse nosso Instagram.

Patrocinadores

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, formado em radiojornalismo, poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE), escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM e Rádio Web News Olho d'Água, criador do Projeto Música na Escola, ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura. Membro efetivo da FACUPIRA (Fundação Cultural de Palmeira dos Índios/AL), Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Bom Conselho/PE. Colunista dos sites Tribuna do Sertão (P.dos Índios) e Tribuna do Agreste (Arapiraca) e 7 Segundos (Maceió). Ex-assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE.