A cordilheira da serra Grande de Bom Conselho

Por Cláudio André, publicado em 16 de agosto de 2021

Região limítrofe dos estados de Pernambuco/Alagoas, é muito diferenciada, até mesmo no verão. No período invernoso, você pode curtir esse visual de cima da serra Grande, oeste de Bom Conselho/PE.
A altitude na região da serra Grande, tem uma variação de 600 a 900 metros e em todo seu trecho tem o famoso brejo de altitude, onde facilmente encontra várias nascentes.
De cima da Serra Grande, ontem tem em seu cume uma altitude de 860 metros, você tem uma vista privilegiada, do serrote do Vento (Estrela de Alagoas – lado esquerdo da imagem) e a serra dos Mocós à direita.
Por esse ângulo temos a vista da serra dos Siqueira e mais a frente a serra de Maria Bié (onde se localizada o distrito de Lagoa de são José), no meio está o Vale do Salgadinho, ontem uma das cachoeiras mais bonitas do município de Bom Conselho.
A região da serra Grande tem um solo fértil, rico em água e em fruticultura. Mesmo boa tarde desse território tenha alavancado a cultura da pastagem para a engorda do gado, é comum encontrar um lençol freático muito próspero.
E ai? Jaca dura ou jaca mole? Os frondosos pés de jaca se espalham por toda a região da serra Grande, mas outras frutas podem ser encontradas, como por exemplo, manga, goiaba, acerola, laranja e limão.
Os afloramentos rochosos são visíveis a olhos-nu. O clima muda constantemente devido a altitude e é comum termos neblina não somente no período matutino, mas nos fins de tarde as camadas densas das nuvens encobrem toda a serra Grande.
A serra Grande tem um comprimento de aproximadamente 05 km, tem duas partes que os paredões ultrapassam 80 metros de altura.
Quanto mais você fica na parte mais acentuada da serra Grande, mais encantamento você terá devido a cordilheira que fica no entorno. A região nordeste tem vários vales, grotões, córregos, que no período chuvoso abastecem o rio Salgado.
Por essa imagem você vai compreender a geomorfologia da região da serra Grande. No lado direito da imagem acima, está o final da serra das Pias, puxando para o lado esquerdo é todo o trajeto por onde passa as rodovias, AL-115 e PE-218.
Por esse ângulo, ao fundo está o Vale do Salgadinho, dentro de uma depressão sertaneja já entrando no estado de Alagoas.
A imponência do serrote do Vento, zona rural de Estrela de Alagoas, é inspiração para fotografarmos esse atrativo turístico por vários ângulos.
A vida nos propõe momentos de reflexão. O cume da serra Grande nos enxergar um horizonte sem fim.
Com essa dinâmica vocês compreenderão geograficamente a localização dessa cordilheira que está inclusa no planalto da Borborema que da início no estado do Rio Grande do Norte.
Esse é o lado da serra Grande onde fica no horizonte a serra dos Leões e a comunidade de Mocós, divisa de Bom Conselho/PE com Minador do Negrão/AL.

Na próxima reportagem você verá os tipos de plantas nativas oriundas de outros continentes… Aguardem!

Patrocinadores

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, formado em radiojornalismo, poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE), escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM e Rádio Web News Olho d'Água, criador do Projeto Música na Escola, ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura. Membro efetivo da FACUPIRA (Fundação Cultural de Palmeira dos Índios/AL), Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Bom Conselho/PE. Colunista dos sites Tribuna do Sertão (P.dos Índios) e Tribuna do Agreste (Arapiraca) e 7 Segundos (Maceió). Ex-assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE.