Serra Velha: As belezas naturais das serras que estão entre Palmeira/AL e Bom Conselho/PE

Por Cláudio André, publicado em 12 de julho de 2021

Pássaros não tomam choque pousados em fios de alta tensão. Por que? O choque elétrico é causado por uma corrente elétrica que passa através do corpo humano ou de um animal qualquer. … No caso dos pássaros a distância entre suas patas é bem curta não sendo suficiente para haver uma DDP minimamente perceptível.
O sanhaçu-papa-laranja é uma ave passeriforme da família Thraupidae. Também conhecido como sanhaçu-amarelo, sairão (Santa catarina) e papa-ameixa. Nessa roça de milho conseguir fazer essa imagem desses sanhaçus.
Trilha Ecológica é o caminhamento dentro da área de preservação permanente (APP) que permitirá a interação com esse ecossistema, além de estimular o público a refletir sobre a importância da conservação ambiental. Uma trilha ecológica livre, a única exigência é você proteger e preserva o meio ambiente.
O Serrote do Vento é um rochedo granítico em formato de funil rodeado de vegetação puramente de caatinga, lugar ideal para a prática de esportes radicais. Esse rochedo está localizado na região norte do município de Estrela de Alagoas, próximo a linha limítrofe com o estado de Pernambuco.
Da serra Velha você pode ter essa vista panorâmica. Meses atrás a Serra do Amaro, próximo à comunidade de Lagoa da Tereza, sofreu um incêndio e se alastrou pela Fazenda Buzu, Sítio Boqueirão e parte da Mata da Catarina, onde existe uma floresta nativa. Como choveu na região, logo a natureza se transformou mais uma vez.
De cima da Serra Velha, fiz essa imagem, vendo no horizonte a chuva caindo sobre a serra do Cruzeiro em Estrela de Alagoas. A serra Velha tem 10 km de comprimento e uma altitude de 650 metros.
A região serrana entre Palmeira dos Índios/AL e Bom Conselho, tem uma beleza inigualável. De cima da serra Velha você tem essa vista panorâmica da cidade alagoana. Toda essa região está inserida no planalto da Borborema.
Árvores como o Mulungú, Pau-d’Arco, Barriguda, Sucupira, entre outras florestais, além de animais nativos, como a Raposa, o Gato do Mato, Tejo, várias espécies de cobras, roedores, pássaros silvestres, e também a comunidade de Serra Velha, tudo estava ameaçado de virar cinzas, meses atrás, devido a um incêndio.
As corujas são aves, em sua maioria, de hábito noturno, predadoras e que conseguem se deslocar por meio de um voo silencioso. Devido a uma série de mitos que as cercam, as corujas não são bem-vistas por grande parte das pessoas. Existem cerca de 212 espécies de corujas em todo o planeta, sendo observada a ocorrência de 22 espécies no Brasil. Todas as corujas pertencem à Ordem Strigiformese estão divididas em duas famílias: Tytonidae Strigidae.
Somente quem conhece essa região serrana que interliga os estados de Alagoas e Pernambuco, compreenderá a importância da comunidade que sobrevive da agricultura e pecuária.
É comum encontrar nos vales e serras, casas assim abandonadas. Cada casinha dessa tem uma história, e por ali famílias viveram felizes por algum tempo.
Paisagem sertanista. Toda vez que estou fazendo uma trilha ecológica, faço questão de me sensibilizar com os cenários naturais como esse acima.
Nunca me canso de fazer imagens do Serrote do Vento. Já fiz várias reportagens, já escalei umas três ocasiões e sempre fico deveras admirado da obra Divina que temos a olho nu.
No sertão sofrido pelas longas estiagens o que não falta é crença em diversos exemplos de indicativo da chegada das chuvas, está da flor do mandacaru ficou famosa na musica do Gonzagão.
Por esse ângulo fiz esse registro fotográfico, distante uns 20 km. A serra das Pias/Espias, é um dos importantes trajetos para quem deseja atravessar as fronteiras de AL/PE pelo município de Palmeira dos Índios. Essa região é rica na produção de frutas e na agricultura familiar.

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, formado em radiojornalismo, poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE), escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM e Rádio Web News Olho d'Água, criador do Projeto Música na Escola, ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura. Membro efetivo da FACUPIRA (Fundação Cultural de Palmeira dos Índios/AL), Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Bom Conselho/PE. Colunista dos sites Tribuna do Sertão (P.dos Índios) e Tribuna do Agreste (Arapiraca) e 7 Segundos (Maceió). Ex-assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE.