Serra das Porteiras: Atrativo turístico do município de Belo Monte/AL

Por Cláudio André, publicado em 25 de junho de 2021

Chegar ao topo da serra das Porteiras não é tarefa fácil, mas o prazer de estar lá é indescritível. De cima temo uma vista panorâmica do povoado Olho d’Água Novo, importante comunidade do município de Belo Monte, região da bacia leiteira de Alagoas.
Foram quase 02 horas de caminhada, alcançamos mais de 485 metros de altitude e uma vista privilegiada de perder a vista…
A serra das Porteiras tem uma extensão de mais de 10 km em comprimento, coberta por uma vegetação puramente de caatinga e uma camada rochosa granítica ainda em transformação devido ao intemperismo.
Em todo o percurso da serra das Porteiras há cactos e cactáceas e uma grande variedade em plantas que se dão muito bem em solos rasos e úmidos.
O formato da serra das Porteiras é de um chalé, mas nas laterais há planícies nos sentidos sul e norte da serra. Do ponto de partida localizado no povoado Olho d’ Água Novo, marca-se uma elevação de 262 metros e quando chega no cume mais inclinado da serra, marca-se 495 metros de altitude.
A serra das Porteiras é ideal para a prática de trilhas ecológicas. Há um varedo por cima da serra feito por caçadores da região. É possível caminhar por cima da serra de canto a canto. No seu lado oeste há uma gruta que serve de ponto de morada de avies rapinas, como por exemplo, gaviões e urubus.
Aonde tem uma antena de telecomunicação fica no mesmo nível do lado oeste da serra. A trilha que fizemos foi cedo da manhã, não encontramos durante o trajeto animais que hábitos noturnos, por tanto, é tranquilo chegar até o cume principal da referida serra.
Pela altitude da serra das Porteiras, é possível se fazer uma plataforma para voo de asa delta ou parapente e o lado sul da serra pela planície que tem pode-se fazer um espaço para pouso. Quem vai poder dizer os locais ideais são pilotos e organizadores desse tipo de esporte radical.
Por esse ângulo fiz uma imagem da descida do rio Ipanema que margeia a comunidade de Dionel, zona rural do município de Belo Monte, no baixo São Francisco Alagoano.
Percebi que no percurso da subida da serra das Porteiras encontrei algumas fruteiras, como por exemplo, jaqueiras e cajueiros.
É comum todas as manhãs encontrar muita neblina que encobre a cidade de Belo Monte devido a sua baixa altitude. Na cidade, a altitude não chega a 50 metros acima do nível do mar. Essa imagem acima eu fiz por volta das 05 horas da manhã.
O amanhecer de Belo Monte é diferente de tudo que já vi nessas viagens pelo Nordeste do Brasil. Acorda cedo, sentir o cheiro de mato molhado, sentir a neblina batendo no seu rosto e poder visualizar a tentativa da saída do sol entre as nuvens, não tem preço.
O reflexo do sol nos lagos existentes no pé da serra das Porteiras, forma-se numa ilusão de ótica, onde na imagem parece que a água fosse realmente azul.
Para quem está vendo a serra das Porteiras de sul para norte, pode-se visualizar uma camada rochosa íngreme. Quando estamos no cume da serra podemos perceber o quanto a serra está passando por transformação. Era 11 horas da manhã, a temperatura estava na casa dos 19 graus, com sensação térmica de 15. Por fim, vale apena a subida até o cume da serra.
Da cidade de Belo Monte até a serra da Porteira você percorre aproximados 15 km, incluindo o percurso por estrada de terra e asfalto. O ideal é ir acompanhado com alguém que conheça todo o trecho.

Aguarde a próxima reportagem!

Apoio Cultural

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, formado em radiojornalismo, poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE), escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM e Rádio Web News Olho d'Água, criador do Projeto Música na Escola, ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura. Membro efetivo da FACUPIRA (Fundação Cultural de Palmeira dos Índios/AL), Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Bom Conselho/PE. Colunista dos sites Tribuna do Sertão (P.dos Índios) e Tribuna do Agreste (Arapiraca) e 7 Segundos (Maceió). Ex-assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE.