Você conhece a Cachoeira do Amargoso de Bom Conselho/PE

Por Cláudio André, publicado em 5 de junho de 2021

Um vale é tipicamente uma área de baixa altitude cercada por áreas mais altas, como montanhas ou colinas. Os vales são geralmente formados pela atividade fluvial, onde a ação da água corrente causa a erosão do terreno.
A maioria dos vales é formada pela erosão (desgaste) que os rios provocam no solo e nas rochas. Esse processo ocorre ao longo de milhares ou milhões de anos.
Não tem coisa melhor do que sempre agradecer… A natureza nos proporciona momentos assim, únicos. Aprendi a valorizar mais o meio ambiente. Aprendi a valorizar mais o mais simples…
Nos vales costumam circular rios ou glaciares, que são seus formadores. Assim como há muitos formatos de montanhas, há vários tipos de vale. O mais comum é o vale fluvial, como mostrado na imagem acima. Sua forma típica é em V, especialmente quando for jovem, com vertentes íngremes, ainda pouco modeladas pela erosão.
Um vale fluvial tem normalmente uma forma funda em V e é geralmente escavado pelo leito de um rio ou torrente. … O vale aluvial ou planície aluvial: onde corre preguiçosamente o rio e com possíveis meandros.
Vale – é uma espécie de planalto entre duas montanhas ou colinas. Trata-se, na realidade, de uma depressão alongada da superfície terrestre entre duas vertentes, com forma inclinada e alargada. É tipicamente uma área de baixa altitude cercada por áreas mais altas, como montanhas ou colinas.
cachoeira formase em um rio quando há um desnível brusco no leito fluvial, causando uma grande queda de volume de água. … Geralmente, as cachoeiras originadas por diques ou falhamentos são temporárias, pois em um pequeno intervalo de tempo geológico serão transformadas em simples corredeiras pela erosão fluvial.
Por fim, a natureza tem nos proporcionado momentos de muita reflexão. Ouvir o som da cachoeira, dos pássaros, não tem terapia melhor. Mostra o outro lado de Bom Conselho tem sido muito salutar.

PATROCINADOR

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, formado em radiojornalismo, poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE), escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM e Rádio Web News Olho d'Água, criador do Projeto Música na Escola, ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura. Membro efetivo da FACUPIRA (Fundação Cultural de Palmeira dos Índios/AL), Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Bom Conselho/PE. Colunista dos sites Tribuna do Sertão (P.dos Índios) e Tribuna do Agreste (Arapiraca) e 7 Segundos (Maceió). Ex-assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE.