Primeira missa na igrejinha de Santo Antônio do Salgadinho foi em 1947

Por Cláudio André, publicado em 23 de maio de 2021

Uma igrejinha dentro de uma vale rodeada pela natureza, assim foi a primeira leitura que fiz quando encontrei esse templo enquanto caminhava pelo vale do Salgadinho, zona rural de Bom Conselho.
A igrejinha de Santo Antônio provavelmente foi construída um ano antes de acontecer a celebração de uma missa no dia 10 de fevereiro de 1947 pelo monsenhor Alfredo Dâmaso.
A igrejinha de Santo Antônio pertence ao família do senhor João Inácio, idealizador da construção do templo, que está localizado em frente a cachoeira dos Inácio, por onde passa o leito do rio Salgadinho.
A igrejinha que estava abandonada por muitos anos, passou por melhorias. A própria família do agricultor João Inácio (in memorian), fez uma campanha de arrecadação para a reforma da igrejinha e provavelmente no segundo semestre de 2021 deverá ocorrer a reinauguração através de uma celebração eucarística, lógico, contando com a presença de familiares do patrono, João Inácio.
Ao lado da igrejinha de Santo Antônio podemos visualizar o paredão rochoso que no período de muita chuva transforma-se numa linda queda d’água onde denomina-se de cachoeira dos Inácio. Quem passa pela rodovia frei Caetano de Messina/PE-218, pode enxergar essa beleza natural.
Por esse ângulo vemos a serra de Maria Bié, onde por trás está o distrito de Lagoa de São José, zona rural de Bom Conselho.
Por esse ângulo podemos visualizar a serra do Siqueira e o vale que divide com a serra das Cancelas e a cachoeira do Poço Escuro fica no meio. Essa é uma região rica no plantio de milho e feijão.
Do outro lado dessa acima está o povoado de Igreja Nova, distante 08 km do centro da cidade de Bom Conselho. Pelo meio desse vale está a passagem do rio Salgadinho, afluente do Velho Chico.
Com o crescimento do desmatamento, o assoreamento tem sido o grande problema encontrado no leito do rio Salgadinho. A cachoeira do Poço Escuro está praticamente enterrada devido a alta quantidade de sedimentos e vegetação. Mas mesmo assim a vista por esse vale é bonita, ideal para a prática de trilhas ecológicas.
Por fim, religiosidade e natureza estão lado a lado, falta apenas a conscientização humana para cuidar das nascentes. Por esse lado está a passagem do rio Salgadinho que somente nos tempos chuvosos coloca um maior volume d’água.
Os nossos agradecimentos ao pedreiro Cícero, membro da família do saudoso João Inácio pela atenção dispensada para nossa reportagem. Ficamos no compromisso de volta na reinauguração da igrejinha de Santo Antônio. No nosso canal no youtube tem um vídeo com mais informações.
Relíquia: Esse blogueiro conseguiu com exclusividade o bilhete assinado por monsenhor Alfredo Dâmaso avisando o dia que ocorreria a primeira missa na igrejinha de Santo Antônio do sítio Salgadinho, zona rural de Bom Conselho/PE.

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, formado em radiojornalismo, poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE), escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM e Rádio Web News Olho d'Água, criador do Projeto Música na Escola, ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura. Membro efetivo da FACUPIRA (Fundação Cultural de Palmeira dos Índios/AL), Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Bom Conselho/PE. Colunista dos sites Tribuna do Sertão (P.dos Índios) e Tribuna do Agreste (Arapiraca) e 7 Segundos (Maceió). Ex-assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE.