Conheça a Chapada do Poço do Cosmo e a serra do Campo do Uruçu em Iati

Por Cláudio André, publicado em 27 de abril de 2021

Publicidade

Todo caminho se leva a algum lugar… O projeto Poeta Viagens e Aventuras tem buscado conhecer cada região do agreste meridional de Pernambuco, dessa vez chegamos ao município de Iati.
Andar pela caatinga, pelo sertão, sempre nos deparamos com cenários assim… Sertão sem mandacaru não é sertão.
Essa igreja fica na comunidade de Poço do Cosmo, zona rural de Iati que faz divisa com o município de Bom Conselho. Nessa região impressiona a geoforma da chapada existente entre os municípios.
Um chapadão formado há milhões de anos embeleza todo o cenário natural da região do Poço do Cosmo, região de divisa com a terra de Papacaça.
Essa é a chapada do Poço do Cosmo, zona rural de Iati. Chapada é um termo das áreas de Geografia e Geologia que corresponde a uma área de terra elevada, de dimensões consideráveis, com topo relativamente ou essencialmente plano. Também referido como altiplano, ou Planalto. No Brasil, são formações típicas naturais, geralmente localizadas em áreas de intersecção de biomas.
O serrote da Suçuarana fica a oeste de Iati. A sua geoforma é idêntica ao serrote do Vento em Estrela de Alagoas.
Religiosidade e natureza. A fé do povo nordestino está em todo lugar e com a mais variada manifestação popular. Nesse lugar, identificado como ACAMPAMENTO, distante de Iati 15 km, mostra a força da fé do seu povo. Ao fundo esta o serrote da Suçuarana.
Essa igreja fica no ACAMPAMENTO de Iati, ainda está na fase de construção… A comunidade é pequena, porém os moradores são trabalhadores que vivem exclusivamente da produção agrícola.
Planície – superfície muito plana com no máximo 100 metros de altitude.  Planalto – ao contrário do que o nome sugere, é uma superfície irregular com altitude acima de 300 metros. É o produto da erosão sobre as rochas cristalinas ou sedimentares. Pode ter morros, serras ou elevações íngremes de topo plano (chapadas).
A serra do Campo do Uruçu, zona rural de Iati, foi o nosso destino para escalar. Chegamos quase ao topo, pois a trilha íngreme e cheia de rochas soltas ao meio de uma vegetação puramente de caatinga, não foi a ideal para chegarmos ao cume. Erro de cálculo fez-nos voltar. A serra ultrapassa os 600 metros de altitude.
Foi com essa galera que desafiamos a subida íngreme da subia da serra do Campo do Uruçu. Não faltou alto astral, não faltou tombos, não faltou escorregadas, não faltou adrenalina para chegar aos 566 metros de altitude de onde estrategicamente a trilha parou… Vai ficar para uma próxima vez… A essa turma nossos agradecimentos pela colhida.
A cada metro escalado fomos compreendendo a geografia do lugar. O lado oeste do município de Iati tem uma planície e no seu entorno várias serras e serrotes. O relevo tem uma grande variação e o solo muda de qualidade sistematicamente.
O tipo de vegetação da comunidade de campo do Uruçu é tipicamente do semiárido nordestino. A população vive da agricultura e da produção de leite. De Bom Conselho até esse lugar você vai andar por 36 km, onde as estradas estão péssimas do lado de Bom Conselho e boas no lado de Iati. O desprezo, o abandono com as causas que favorecem o homem do campo é gritante.

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, formado em radiojornalismo, poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE), escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM e Rádio Web News Olho d'Água, criador do Projeto Música na Escola, ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura. Membro efetivo da FACUPIRA (Fundação Cultural de Palmeira dos Índios/AL), Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Bom Conselho/PE. Colunista dos sites Tribuna do Sertão (P.dos Índios) e Tribuna do Agreste (Arapiraca) e 7 Segundos (Maceió). Ex-assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE.

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

REDE BRASILEIRA DE BLOGUEIROS DE VIAGEM

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

PUBLICIDADE