As serras da Marcelina de Bom Conselho, agreste meridional de PE

Por Cláudio André, publicado em 30 de março de 2021

Publicidade

Termiteira, termiteiro ou cupinzeiro, também conhecido por ninho de térmitas ou ninho de cupim, é um aglomerado de terra e outros resíduos, edificado pelos cupins, constituindo o seu ninho. Os cupins são os grandes construtores do mundo dos insetos. Esse que encontrei no vale da Marcelina tem a geoforma de uma coruja.
Num percurso de 01 légua pela zona rural de Bom Conselho, encontramos uma variedade de plantas nativas propriamente da zona da mata, até por que no município há três climas, sertão, mata e caatinga.
As manifestações da natureza aparecem de várias formas. Plantas intrusas se alimentando de outras árvores.
De cima das serras das Nascentes pode-se visualizar a linha divisória dos estados de Pernambuco e Alagoas.
A comunidade do sítio Marcelina fica dentro de uma vale rodeado de serras. Nessa região, tem uma lençol freático muito rico onde há várias nascentes.
A serra Pelada está localizada no sitio Marcelina e tem uma altitude de 886 metros acima do nível do mar. Ela tem esse nome por que no passado era coberta por pura vegetação arbórea, mas foi trocada por pastagem para a engorda do gado.
Para onde você olhar vai se encantar com as belezas naturais do vale da Marcelina, sul de Bom Conselho. Marcelina era uma antiga moradora, rezadeira da região.
Olhando assim, a pergunta é, como vou chegar lá no topo da serra? É possível? Sim, é possível. Caminhar, caminhar levemente, sem pressa, sentindo a energia da natureza. Chegar ao cume da serra Pelada é um fascínio prazeroso.
A inconstância do tempo nessa região é impressionante. Se estar sol agora, repentinamente fica nublado e a temperatura também acompanha essa mudança. Mas, confesso que é uma experiência única andar por essa região serrada do sítio Marcelina.
O projeto Poeta Viagens e Aventuras tem apresentado em cada reportagem uma Bom Conselho que poucos conhecem. Mostramos as belezas naturais e como o ecoturismo vem sendo deixado de lado pelas autoridades que dizem que amam a terrinha.
intemperismo é o processo de transformação e desgaste das rochas e dos solos, através de processos químicos, físicos e biológicos. A serra Pelada vem passando ainda por esse processo, basta ver a cavidade que foi criada em seu meio.
Pegar a mochila e sair por ai, sem destino, sem rota e o mapa sai da sombra da natureza, essa é a vida que quero ter… O fascínio pelas serras, pela vegetação e no desejo de respirar ar puro é muito prazeroso andar pela região serrana de Bom Conselho.
Manhazinha de domingo, chovendo fino, garota caindo, serras cobertas por neblina e vegetação coberta por orvalho da manhã… Tem experiência melhor que essa?
A partir que vamos andando pela região serrana de Bom Conselho, vamos aprendendo que a dinâmica do intemperismo acontece através da ação dos chamados agentes exógenos ou externos de transformação de relevo, como a água, o vento, a temperatura e os seres vivos.
Mesmo vivendo um tempo de pandemia, ficar em contato com a natureza é a grande válvula de escape para manter-se com equilibro e superar esses tempos difíceis. A série de reportagens sobre as serras da comunidade da Marcelina está apenas começando. Aguarde a próxima reportagem.

Patrocinadores

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, formado em radiojornalismo, poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE), escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM e Rádio Web News Olho d'Água, criador do Projeto Música na Escola, ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura. Membro efetivo da FACUPIRA (Fundação Cultural de Palmeira dos Índios/AL), Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Bom Conselho/PE. Colunista dos sites Tribuna do Sertão (P.dos Índios) e Tribuna do Agreste (Arapiraca) e 7 Segundos (Maceió). Ex-assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE.

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

REDE BRASILEIRA DE BLOGUEIROS DE VIAGEM

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

PUBLICIDADE