As belezas naturais do povoado de Queimadas de Bom Conselho/PE

Por Cláudio André, publicado em 22 de março de 2021

Publicidade

A região sul do município de Bom Conselho tem vários atrativos turísticos, entre eles, a cachoeira de Antônio Vitório, poço da Nega, barragem do Bálsamo e leito do rio Bálsamo.
pato-mergulhão (Mergus octosetaceus) é uma espécie especialista em rios, considerada como uma das aves mais ameaçadas das Américas e uma das mais raras do mundo, inclusive sendo considerada extinta entre 1940 e 1950. Esse tipo de ave você encontra no barragem do Bálsamo.
Mesmo não sendo comum o urubu também ingere carne humana que está em decomposição, mas isso não é comum devido a falta de circunstâncias para isso ocorrer. Esses eu flagrei a beira da barragem do Bálsamo, já que ali perto tem criatórios de peixe.
A barragem do Bálsamo é um grande lago construído entre os anos 2003 e 2004 na linha limítrofe de Pernambuco e Alagoas. São 18 milhões de metros cúbicos de água. Abastece três municípios.
A barragem do Bálsamo é um grande lago construído entre os anos 2003 e 2004 na linha limítrofe de Pernambuco e Alagoas. São 18 milhões de metros cúbicos de água. Abastece três municípios.
Com um rico potencial turístico e de produção de alimentos, o povoada de Queimadas, no sul de Bom Conselho, é uma região que não tem assistência dos governos municipal e estadual.
A cachoeira de Antônio Vitório está localizada no leito do rio Bálsamo. A cachoeira é perene e escorre sentido ao estado de Alagoas. É um dos atrativos turísticos do município de Bom Conselho.
O pôr do sol na região sul de Bom Conselho é diferente dos demais. Os cenários naturais se propagam em todos os seus quase mil quilômetros quadrados.
Dentre os impactos que surgem como consequência do desmatamento, podemos citar: Degradação de habitat: a retirada da vegetação destrói o habitat de várias espécies, o que pode, inclusive, levá-las à extinção. … Modificação do clima: o desmatamento pode contribuir para a intensificação do efeito estufa.
Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.
Catenga é uma família de répteis escamados da família dos lagartos, que inclui os animais vulgarmente designados por lagartixas. Muito comum encontrar na formação rochosa da cachoeira de Antônio Vitório.
São vários os produtores de peixe que sustentam suas famílias usando o grande espelho d’água da barragem do Bálsamo que tem o comando da ANA (Agência Nacional de Água) do governo federal. São mais de 100 tanques que produzem toneladas de tilápias que são vendidas nos mercados de Bom Conselho e Palmeira dos Índios.
Há mais de uma dezena de nascentes que abastecem o rio Bálsamo. No período de inverno intenso o nível da barragem sobe muito, chegando ao ponto de sangrar. O rio Bálsamo faz a divisa de Pernambuco com Alagoas e se encontra no município de Quebrangulo com o rio Paraíba do Meio, que tem sua nascente no município de Saloá.
O ano todo é assim a correnteza na cachoeira de Antônio Vitório, localizada há 03 km do povoado de Queimadas. Infelizmente os acessos para chegar na cachoeira ainda estão em péssimo estado de trafegabilidade devido a ausência de ações das prefeituras de Bom Conselho e Palmeira dos Índios.
São várias toneladas de tilápias que saem para serem vendidas na região. Criação de peixes em represas de hidrelétricas e em barragens como a do Bálsamo, é alternativa de renda para ribeirinhos e operários.

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, formado em radiojornalismo, poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE), escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM e Rádio Web News Olho d'Água, criador do Projeto Música na Escola, ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura. Membro efetivo da FACUPIRA (Fundação Cultural de Palmeira dos Índios/AL), Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Bom Conselho/PE. Colunista dos sites Tribuna do Sertão (P.dos Índios) e Tribuna do Agreste (Arapiraca) e 7 Segundos (Maceió). Ex-assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE.

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

REDE BRASILEIRA DE BLOGUEIROS DE VIAGEM

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

PUBLICIDADE