A vegetação, o relevo e os olhos d’água do sítio Marcelina de Bom Conselho

Por Cláudio André, publicado em 8 de março de 2021

Publicidade

No sítio Marcelina, zona rural de Bom Conselho, encontrei uma casa antiga que morou a senhora Zefa Chica, que morreu aos 101 anos de idade, irmão do ex-vereador Bastião Preto. A dona Zefa Chica era uma rezadeira da região.
Igreja de Nossa Senhora Aparecida do sítio Brito, sudeste de Bom Conselho. Nela, são realizadas missas e demais atividades religiosas através da comunidade local.
A região serrana de Bom Conselho, especialmente no lado sul, há vários grotões e nascentes que abastecem o rio Bálsamo que segue seu curso para o estado de Alagoas.
O lençol freático de toda a região que compreende os sítios Marcelina, Brito, até chegar na Rainha Isabel, há muitas nascentes, onde ambas abastecem o rio Bálsamo, onde tem uma barragem que recebe o mesmo nome.
A vegetação dessa serra é praticamente de capoeira. Capoeira é uma vegetação secundária composta por gramíneas e arbustos esparsos, que cresce após a derrubada da vegetação original. O termo, oriundo do tupi, designa o mato que nasceu no lugar de vegetação cortada.
Com os amigos Jedas e Givaldo, fizemos um tour por uma região pouca explorada pelos amantes da natureza. O sítio Marcelina, pouco divulgado nas redes sociais, agora, aparece para os leitores desse portal de turismo.
No sistema tradicional de agricultura da Amazônia Oriental que envolve derruba e queima, a vegetação secundária representa um importante papel como vegetação de pousio na produtividade do sistema. Na região da Marcelina há essa característica.
Considerando que a prática do manejo da terra seja utilizado continuamente, a questão central se resume, em que condições o sistema de produção manteria sua produtividade. Tem muita água sendo desperdiçada, mesmo sabendo que a produção de frutas se cultivada, ocorre durante o ano todo.
Quanto mais flores, melhor para as abelhas. A polinização é ideal para a produção de mel.
Com o amigo Givaldo do Sindicato, estivemos visitando o senhor Antônio Serafim. Como é bom ouvir os mais velhos sobre suas histórias e suas lutas…
Você sabia que Bom Conselho também tem sua serra pelada? Veja a escassez de árvores do pé ao cume.
Também no sítio Marcelina, encontramos na propriedade de seu Zezinho, uma fonte d’água cristalina que abastece sua família e a região. Por todos os lados tem plantio de bananeiras. Uma verdadeira riqueza natural.
Nas regiões florestais úmidas, a vegetação secundária representa, por um lado, papel muito importante, devido a sua área crescer continuamente, por outro, pelo fato de existirem ideias que defendem a concentração de atividades agrícolas.
Esse é o vale da Marcelina por onde escorre água de várias nascentes que alimentam o rio Bálsamo.
Encontramos no sítio Marcelina vários cortiços, entre eles, da abelha Tubiba, que produz um mel medicinal que cura problemas de inflamações pelo corpo humano.
Andar pela região serrana de Bom Conselho é uma terapia. Nos entusiasma mais ainda por nos proporcionar momentos maravilhosos em contato com a natureza.
No período de inverno essa região torna-se num caldeirão neblina o tempo todo. Esse relevo acidentado tem muita água em seu subsolo.
Que tal morar num lugar assim, rodeado de serras e cheio de olhos d’água?
Além da rica produção de alimentos através da fruticultura, o vale da Marcelina tem vocação para o plantio de roseiras e várias espécies de plantas. Vale a pena todo o esforço para chegar a essa região.

Estiveram patrocinando esse documentário…

Patrocinadores

No nosso canal no youtube você encontra outras reportagens. 

Inscreva-se agora mesmo!

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, formado em radiojornalismo, poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE), escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM e Rádio Web News Olho d'Água, criador do Projeto Música na Escola, ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura. Membro efetivo da FACUPIRA (Fundação Cultural de Palmeira dos Índios/AL), Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Bom Conselho/PE. Colunista dos sites Tribuna do Sertão (P.dos Índios) e Tribuna do Agreste (Arapiraca) e 7 Segundos (Maceió). Ex-assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE.

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

REDE BRASILEIRA DE BLOGUEIROS DE VIAGEM

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

PUBLICIDADE