SERRA DA SANTA CRUZ E A LENDA DO VAQUEIRO CHICO GATO

Por Cláudio André, publicado em 28 de janeiro de 2021

Publicidade

A Serra da Santa Cruz (ou Serra do Cavaleiro), centro de visitas e celebrações especialmente no período da Semana Santa. Essa serra está localizada na cidade de Jeremoabo/BA e as margens da rodovia BR-110. Nesse local, paga-se promessas de todos os sentidos. Infelizmente, esse atrativo turístico religioso está abandonado pelo poder público de Jeremoabo. Na minha visita, vi muito lixo acumulado e tomado por muita vegetação.

Não se sabe desde quando existe e nem para quem foi a cruz que existia e que depois surgiu a capelinha. Nos anos 1700 um bandeirante chamado Belchior Dias escreveu que esteve na Serra da Santa Cruz em Jeremoabo procurando uma mina de prata desaparecida no sertão. Ou seja, então a Serra verdadeiramente existe há mais tempos do que imaginamos.

A história mais conhecida e que muitos atribuem origem da serra é a famosa Lenda do Cavaleiro Chico Gato. Conta a estória que Chico Gato era um famoso vaqueiro e que de fato existiu mesmo. Era vaqueiro de Coronel João Sá. Conta-se que Maria, por quem era apaixonado, pediu-lhe um dia que se quisesse realmente seu amor trouxesse para ela, pegado à unha, um boi famoso e que ninguém conseguia capturar. Chico Gato embrenha-se na mata atrás desse boi, que sobe pela Serra e cai no despenhadeiro e ele, sem conseguir parar seu cavalo, também cai atrás do boi. Esta versão não é confirmada!

A Serra da Santa Cruz é um centro de religiosidade que, com certeza, há mais de 150 anos vêm alimentando a esperança de muitos que fazem promessas levando pedaços do corpo em madeira agradecendo as graças alcançadas. Já foi palco de muitas histórias. Histórias de bandeirantes, de cangaço, da religiosidade e de amor.

Conta-se também que Lampião muito andou por ali se escondendo da polícia. Uma gruta que fica logo arás da capela foi o seu maior esconderijo.

Beira os 400 metros de altitude o cume da serra da Santa Cruz de Jeremoabo. O vento bate com força em quem estiver perto do abismo, conforme a foto acima. A vista panorâmica que a serra oferece é de tirar o fôlego. Indescritível.

A serra da Santa Cruz é uma formação rochosa granítica totalmente desgastada pelo intemperismo há milhões de anos e toda rodeada de pura vegetação de caatinga com a presença de cactáceas. Vale apena conhecer! Mas, se tem medo de altura, melhor não ir.

De cima da serra você observada toda a movimentação da rodovia BR-110, para quem segue para Feira de Santana e região. No pé da serra da Santa Cruz passa o riacho Estaleiro, que no tempo de chuva coloca muita água, pois é uma afluente do rio Vaza Barris.

A Serra da Santa Cruz é um ponto de religiosidade que, com há mais de 150 anos vêm alimentando a esperança de muitos romeiros, que de alguma maneira agradece as graças alcançadas. Já foi palco de muitas histórias. Histórias de bandeirantes, de cangaço, da religiosidade e de amor. E tem uma lenda famosa por trás da serra.

Sensação de liberdade, é o que transmito nessa imagem. Todo ser humano deseja voar. Voar como as aves que decolam rumo ao desconhecido, mas em compensação seu trajeto lhe da oportunidade de ver além do horizonte.

A cidade de Jeremoabo está inserida na área dos 30 mil km do Raso da Catarina. Catarina era uma rica fazendeira do passado, tinha mais de 50 fazendas na região, inclusive, Lampião em certa ocasião tocou fogo em pelo menos 18 delas.

A história de Chico Gato, o vaqueiro que morreu perseguindo um touro bravo, exalta o heroísmo do povo de Jeremoabo. O local da tragédia teria sido a Serra da Santa Cruz, também conhecida como Serra do Cavaleiro. A população da cidade se divide. Há quem considere o caso real. Outros dizem que não passa de uma lenda.

Eis a história e o suposto local em que a perseguição terminou com a morte do vaqueiro e do touro, que fugira de uma fazenda. Forte e bravo, o animal andava à solta pela caatinga, pois ninguém conseguia capturá-lo.

Um dia, os vaqueiros da região decidiram perseguir o bicho. Chico Gato ganhou da namorada, uma cabocla chamada Maria, uma flor de jurema como estímulo. Em seguida, o valente rapaz prometeu que só não traria o touro se morresse.

A perseguição começou. O animal foi localizado próximo à serra para onde partiu em disparada, seguido de perto pelo destemido Chico Gato. Sem saída, encurralado entre o perseguidor e o precipício, o touro salta no abismo. O cavalo do vaqueiro empina, dando-lhe tempo de recuar, mas Chico, lembrando-se da promessa feita à Maria, numa manobra de rédea, também se lança para a morte

Os companheiros da pega, comovidos, teriam enterrado Chico, o cavalo e o touro no alto da serra, que ficou sendo chamada de Serra do Cavaleiro, e depois, Santa Cruz do Monte Calvário de Jeremoabo.

Relato de Paulo Oliveira, jornalista

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, formado em radiojornalismo, poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE), escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM e Rádio Web News Olho d'Água, criador do Projeto Música na Escola, ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura. Membro efetivo da FACUPIRA (Fundação Cultural de Palmeira dos Índios/AL), Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Bom Conselho/PE. Colunista dos sites Tribuna do Sertão (P.dos Índios) e Tribuna do Agreste (Arapiraca) e 7 Segundos (Maceió). Ex-assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE.

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

REDE BRASILEIRA DE BLOGUEIROS DE VIAGEM

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

PUBLICIDADE