SERRA DAS PIAS/ ALAGOAS: O DESGASTE DO RELEVO PROVOCADO PELO INTEMPERISMO

Por Cláudio André, publicado em 28 de dezembro de 2020

Turismo

Desgaste do relevo

Em contato com o professor de Geografia, Geovane da UPE,  que também é mestrado em Geomorfologia , ao ver a reportagem do blogueiro Cláudio André, mandou o seguinte texto:

“São micro formas do relevo formadas a partir da ação do intemperismo químico e físico atuante ao longo do tempo. Ou seja, sofrem influência tanto da ação da água quanto do vendo, além da mudança de temperatura.

Outra questão importante é a falta de vegetação no lugar. Muito provavelmente se fosse uma área com cobertura vegetal, não estaria assim. Que as plantas funcionam como protetora do solo.

Turismo

Claudio André O Poeta

Então pelo que vi aí é a parte mais alta né? Então chove, a água bate diretamente no solo, escoa superficialmente, mas nesse caso também vai infiltrando e desgastando o solo até formas essas micro formas aí”.

Assista a reportagem!

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, formado em radiojornalismo, poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE), escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM e Rádio Web News Olho d'Água, criador do Projeto Música na Escola, ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura. Membro efetivo da FACUPIRA (Fundação Cultural de Palmeira dos Índios/AL), Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Bom Conselho/PE. Colunista dos sites Tribuna do Sertão (P.dos Índios) e Tribuna do Agreste (Arapiraca) e 7 Segundos (Maceió). Ex-assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE.