ECOFAZENDA MUNDO: CONHEÇA O PREFERIDO ESCONDERIJO DE LAMPIÃO E MARIA BONITA

Por Cláudio André, publicado em 7 de dezembro de 2020

Publicidade

Caatinga e cangaço estão sempre atrelados. No sertão sergipano, encontramos um dos tantos esconderijos de Virgulino Ferreira, o tão temido cangaceiro do País na década de 30. Quanto mais pesquisamos, mais perguntas surgem sobre a vida cangaceira de Lampião, Maria Bonita – seu grande amor e dezenas de cangaceiros. Na gruta que vemos na imagem acima está um dos esconderijos preferidos de Lampião, pois tinha proteção dos donos da terra.

As formações rochosas que estão espalhadas nos mais de 600 hectares da ecofazenda Mundo Novo, são verdadeiras exposições de arte ao ar livre. A preservação ambiental há mais de quatro décadas pelo senhor José Augusto, se reflete a cada metro da propriedade.

As formações rochosas sedimentares que ainda passam por processo químico e físico, são belezas naturais que fascinam a todos que vão conhecer esse lugar que a benção divina. Na ecofazenda Mundo Novo é praticado o turismo de isolamento, onde você encontra-se através da natureza.

arenito se forma quando rochas como o granito se desintegram aos poucos pela ação dos ventos e das chuvas. Os grãos de quartzo dessas rochas formam a areia. … Assim cimentada e endurecida, forma o arenito – um tipo de rocha sedimentar. O arenito é usado em pisos.

Vejam que a ação do intemperismo a milhões de anos, deixaram a camada rochosa de arenito muito compactada. Quando estávamos andando por cima desse rochedo, presenciamos também a presença de líqueis – microorganismos purificadores do ar.

As rochas sedimentares são formações naturais resultantes da consolidação de fragmentos de outras rochas (chamados de sedimentos) ou da precipitação de minerais salinos dissolvidos em ambientes aquáticos. Em toda a área territorial da ecofazenda Mundo Novo tem esse tipo rocha.

A pergunta que fizemos logo quando encontramos esse paredão sedimentar com várias pinturas foi, quem fez isso? Pensava-se que quem pintava as paredes de cavernas eram os homens. Mas pesquisadores descobriram a autoria feminina através das impressões das mãos. Arqueólogos sempre assumiram que eram os homens que faziam pinturas rupestres pré-históricas em cavernas. Na ecofazenda Mundo Novo há pelo menos 09 sítios arqueológicos.

Há 513 anos, mais precisamente no dia 4 de outubro de 1501, o rio São Francisco, já habitado por índios, foi descoberto pelos viajantes Américo Vespúcio e André Gonçalves. Os índios, que já habitavam a bacia do rio São Francisco, chamavam o rio de Opará, que significa rio-mar.

Que sossego? Quer tranquilidade? Quer ter um verdadeiro encontro com a natureza? A ecofazenda Mundo Novo é o lugar ideal. Tem 04 chalés rústicos e confortáveis, piscina a beira do Velho Chico, uma excelente culinária e um paisagismo de tirar o fôlego.

Da ecofazenda Mundo Novo você tem essa vista privilegiada dos cânions do Velho Chico. Nesse trecho, segundo medições da Chesf, há uma profundidade de aproximados 190 metros de profundidade.

Que tal fugir da rotina? A ecofazenda Mundo Novo fica na divisa dos municípios de Paulo Afonso (BA) e Canindé de São Francisco (SE). No passado, a fazenda pertenceu a um coronel alagoano que era coitero de Lampião. O atual propritário, José Augusto, que deixou o serviço público e aos 79 anos de idade tem esse patrimônio turístico e cultural no sertão de Sergipe.

O lado direito da imagem está o estado de Sergipe, do lado esquerdo, está Alagoas. Os paredões rochosos de arenito que formam os cânions do Velho Chico embelezam ainda mais a divisa dos dois estados.

A ecofazenda Mundo Novo é lugar ideal para a produção de books, filmagens cenográficas, realização de documentários e pesquisas. A natureza caprichou em tudo. Seu José Augusto, em entrevista nos confirmou que esse pedaço de chão foi um “paixão a primeira vista”. Passados 42 anos, ver que valeu tudo apena.

O município de Canindé de São Francisco em tempos atrás fez parte da sesmaria de trinta léguas, concedida, em 1629, ao desembargador Burgos e outros, este não tendo grande atenção dos seus precursores, no início do século XIX, somente três ou quatros fazendas dispersas era o que se tinha pertencente ao então futuro município, quando no final deste século Francisco Cardoso de Brito Chaves conhecido como Coronel Chico Porfirio comprou a grande e inexplorada propriedade do capitão Luiz da Silva Tavares, onde construiu a sede de sua fazenda e um curtume de couro em sociedade com o Coronel Antonio Porfirio de Brito. Esse curtume contribuiu para o povoamento da região.

Essa gruta que encontrei na ecofazenda Mundo Novo, no passado serviu de esconderijo para Lampião e Maria Bonita. Esse local era a sala da casa do casal mais famoso do Cangaço. Em frente essa gruta tem uma formação rochosa que serviu de ponto de apoio para os cangaceiros. Enquanto Lampião e Maria Bonita descansavam, se reuniam, na parte superior cangaceiros ficavam como vigilantes, observando qualquer movimento nas redondezas.

O Morro Encantado é um dos locais que está dentro da rota do Cangaço. O labirinto existente no morro era lugar ideal para Virgulino Ferreira, Maria Bonita e seus cabras se defenderem de qualquer ação das volantes da época. O emaranhado entre rochas servia de rota de fuga para qualquer ameaça para o rei do Cangaço.

Veja a beleza desse paredão rochoso de arenito esculpido pela ação do intemperismo. Quando está no horário do pôr do sol e os raios solares batem na rocha deixa uma amarelão muito bonito, como se na rocha tivesse ouro, porém embutida no paredão há outros tipos de minerais.

Com efeito especial temos uma outra maneira de ver a GRUTA DE LAMPIÃO, dentro da área rural da ecofazenda Mundo Novo.

Hoje, aqui na redação, fico analisando as imagens, lembrando de cada momento vivido na ecofazenda Mundo Novo… Em 24 horas não foi suficiente para conhecermos toda a região, mas uma coisa é certa, voltaremos para concluirmos a pesquisa e vivenciarmos outros grande momentos.

Aguardem a próxima reportagem!

PATROCÍNIO

Turismo

Claudio André O Poeta

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, formado em radiojornalismo, poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE), escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM e Rádio Web News Olho d'Água, criador do Projeto Música na Escola, ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura. Membro efetivo da FACUPIRA (Fundação Cultural de Palmeira dos Índios/AL), Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Bom Conselho/PE. Colunista dos sites Tribuna do Sertão (P.dos Índios) e Tribuna do Agreste (Arapiraca) e 7 Segundos (Maceió). Ex-assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE.

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

REDE BRASILEIRA DE BLOGUEIROS DE VIAGEM

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

PUBLICIDADE