TURISMO ECOLÓGICO: FORMAÇÃO ROCHOSA DA SERRA DA BAÊTA É DO PERÍODO CRETÁCEO HÁ 140 MILHÕES DE ANOS

Por Cláudio André, publicado em 3 de novembro de 2020

Publicidade

Quando falamos que Bom Conselho tem rico potencial turístico, é por que andamos pelo município e vemos de perto os atrativos turísticos. Os mirantes das serras Grande e Baêta, que margeiam o Vale do Traipu proporcionam vistas panorâmicas sensacionais, como essa acima.

 

Acompanhado dos amigos, Adenilson (morador da serra da Baêta) e o geógrafo Fábio Santos, foi possível conhecer o lado extremo de uma das serras mais altas do lado oeste de Bom Conselho.

No horizonte da imagem podemos enxergar uma estrada com sua retilínea, esse o caminho de acesso ao distrito de Logradouro dos Leões, comunidade que fica na linha limítrofe com o estado de Alagoas. Nesse ponto que estou, fica um penhasco da serra da Baêta, que tem uma altitude de 813 metros acima do nível do mar.

 

Veja a planície que se forma no vale do Traipu. No entorno do vale há várias serras, como por exemplo, do Carnijó, Torto, Mares, Travessada, Jacu e várias outras. É uma região bonita, com rico potencial para a prática de esportes radicais. Falta apenas que apareça um poder municipal interessado em fazer projetos para alavancar o ecoturismo no município.

Nessa região oeste de Bom Conselho há algumas áreas de proteção de caatinga, ideias particulares de alguns proprietários de terra, por que se for depender do poder público, já sabe…

Para onde você olhar vai encontrar beleza na sua frente. Esse local é ideal para você curtir o pôr do sol, fazer contemplação, o encontro consigo mesmo.

Impressiona a formação rochosa que existe na serra da Baêta. Segundo o geógrafo, Fábio Santos, o rochedo maciço da serra Baêta, tem milhões de anos de quando se formou o planalto da Borborema.

 

A serra da Baêta está dentro do planalto da Borborema e por isso ela tem uma altitude média de 700 metros. Aliás, toda a região serrana de Bom Conselho tem uma variação de 500 a 1020 metros de altitude. A serra mais alta é de Zé Preto no sítio Amargoso e a mais baixa com 490 metros fica no lado norte de Bom Conselho, que é o morro do grotão.

 

Planalto da Borborema ou Serra da Borborema tem sua origem muito discutida, sendo que, alguns teóricos afirmam que sua formação se deve as intempéries que teriam moldado o relevo. Outros cogitam que se deve aos processos geológicos do período Cretáceo há cerca de 140 milhões de anos, ou seja, quando ocorreu a separação da América do Sul e África.

O meu amigo e companheiro de trilhas, professor Fábio Santos, pode fazer momentos de contemplação a beira do abismo da Baêta.

Contemplar o pôr do sol. Olhar para o horizonte. Sentir os raios do sol em seu rosto. Ouvir o som do vento. Encontrar-se consigo mesmo. Ouvir o som a natureza… Tudo isso faz parte de uma contemplação enquanto o sol vai se pondo. Nas serras da Baêta e Grande, você tem essa oportunidade.

Veja esse pê de ipê… No alto da serra. Com suas flores rosas e vermelhas embelezando ainda mais o cenário natural. Estar num lugar assim não é para qualquer um. Isso é Bom Conselho, é turismo.

O planalto da Borborem, abrange os estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, tendo em sua área cidades como Campina Grande e Caruaru. Encontra-se ao lado da depressão sertaneja e da Chapada do Araripe. Sua altitude média é de 500 metros, tendo picos que chegam a 1200 metros, como o Pico do Papagaio com 1175 m, do Jabre com 1197 m, e da Boa Vista com 1240 m, além da sua extensão de 470 km e uma largura que varia entre 70 a 330 km.

Ao lado desse grande camarada, realizamos mais uma trilha sensacional. Eu e o professor Fábio Santos, estamos mostrando um lado diferente de Bom Conselho. Estamos compartilhando nossos conhecimentos através do projeto Poeta Viagens e Aventura.

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

MOURA CONTABILIDADE

REDE BRASILEIRA DE BLOGUEIROS DE VIAGEM

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

PUBLICIDADE