IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO, RUA DO CORREDOR E CASARÃO DAS FLORESTA, O QUE TEM EM COMUM

Por Cláudio André, publicado em 15 de outubro de 2020

A rota turística religiosa da cidade de Bom Conselho é bastante extensa, para isso, é preciso entender toda sua história diante do pouco acervo relatado em livros ou artigos escritos por bonconselhenses.

Cultura

Praça São Sebastião

A igreja de São Sebastião, o coreto e a rua do Corredor, são atrativos turísticos esquecidos pelos bonconselhenses. A rua do Corredor, por exemplo, no passado foi importante via de acesso entre as regiões norte e sul do município, inclusive, pelo menos 12 pessoas foram contagiadas pela cólera e chegar a falecer. Também no passado, a rua do Corredor tinha muitos armazéns para guardar as produções de milho, feijão e algodão. Hoje, nada disso existe mais. O coreto da praça de São Sebastião quem construiu foi  o prefeito Gervásio Matos no primeiro governo, que foi de 1988 até 1992.

 

Bom Conselho

Turismo

A capela de São Sebastião tem mais de 60 anos que foi construída, entre as décadas de 30 e 40. O corredor (como era chamada a rua Agamenon Magalhães), era um um importante polo comercial de nossa cidade, onde abrigava a maioria dos armazéns de estivas e também tinha fabricas de cachaça e produtos de milho. Acrescenta Alexandre Tenório, historiador, que tinha várias mercearias, lojas de tecidos, ou seja, rivalizava com o centro de Bom Conselho há quase um século passado.

 

 

Turismo

Cultura: Casarão da Floresta – Século XVIII

Bom Conselho foi por muitos anos o maior produtor de algodão do estado de Pernambuco, bem como um dos maiores produtores de café, milho e feijão. O casarão da Floresta, da última década do século XVIII e até meados dos século XX,  foi uma das fazendas referência na produção de café e cana de açúcar.

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, formado em radiojornalismo, poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE), escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM e Rádio Web News Olho d'Água, criador do Projeto Música na Escola, ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura. Membro efetivo da FACUPIRA (Fundação Cultural de Palmeira dos Índios/AL), Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Bom Conselho/PE. Colunista dos sites Tribuna do Sertão (P.dos Índios) e Tribuna do Agreste (Arapiraca) e 7 Segundos (Maceió). Ex-assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE.