O CARETA, A PEDRA FURADA E OS ATRATIVOS TURÍSTICOS DO SERTÃO DO PAJEÚ

Por Cláudio André, publicado em 11 de setembro de 2020

Publicidade

Não tem coisa melhor do que viajar, conhecer lugares e pessoas. O agreste meridional de Pernambuco tem muitos atrativos turísticos que merecem ser vistos de perto. As margens da rodovia BR-424, tem a cidade da Pedra que ao longe podemos ver a imensidão de uma serra com um rochedo granítico com mais de 2 mil metros quadrados e a cidade logo abaixo.

Quando você chega na cidade de Venturosa, também no agreste meridional de Pernambuco, tem a famosa Pedra Furada, localizada no lado leste do município, há pouco mais de 05 km do centro da cidade. Estive escalando um dos lados do grande rochedo granítico que marcou 705 metros de altitude.

Conceição da Pedra foi o primeiro nome do atual município e o local da vila foi, primitivamente, uma fazenda da gado de propriedade do capitão-mor Manuel Leite da Silva (falecido em 1801), oriundo das bandas de Penedo, descendente de portugueses. Seu pai chamava-se Bento Leite Cavalcanti. O capitão Manuel Leite mandou erguer na fazenda uma capelinha de taipa, sob a invocação da Virgem da Conceição, dando como patrimônio uma légua de terra em quadro. Em julho de 1875 a capela foi reedificada pelo capuchinho húngaro frei Estêvão da Hungria, falecido na colônia Jiquiçara, no estado da Bahia, em 19 de maio de 1878.

O Parque da Pedra Furada apresenta uma vasta biodiversidade e geodiversidade continental que está sendo fortemente ameaçada pelos processos de ocupações irregulares, pelo uso irregular da vegetação nativa e intensificação da erosão, além da ausência de uma administração de monitoramento para a geoconservação destes elementos. Por ter um elevado potencial turístico, o Parque da Pedra vem se tornando um dos destinos preferidos dos turistas que se aventuram pelo interior do Estado de Pernambuco.

Já consolidado, o projeto do Poeta Viagens e AVENTURA, ganha espaço além do horizonte. Os intercâmbios que vem sendo feitos e os resultados que surgindo é sinal que estamos no caminho certo, propagando as belezas naturais de Pernambuco e do Nordeste.

Quem deseja alcançar o cume da Pedra Montada deve ter fôlego e disposição para encarar a subida por 360 degraus. Mas o final é muito compensador. A vista panorâmica é inigualável.

O Parque da Pedra Furada está localizado no município de Venturosa, há aproximadamente 249 Km doRecife. Geograficamente está entre a mesorregião do Agreste e a microrregião do Vale do Ipanema. Este trabalho tem como objetivo ressaltar a importância do Parque em função das suas características geomorfológicas, geológicas e a ação dos processos superficiais, de forma a incentivar a geoconservação deste patrimônio através do geoturismo.

O batólito de Alagoinha é detentor de um singular apelo cênico, sua área aflorante corresponde a 220 km², sendo o arco de pedra a feição geomórfica mais conspícua, que se estende sobre a encosta de um morro residual sobre o granito. Atribui-se a essa feição um desenvolvimento característico por erosão diferencial.

Quando você passa por Garanhuns, vai encontrar vários atrativos turísticos, entre eles, a praça do relógio de Flores, cartão postal da cidade. A Tavares Correia é uma das mais  preserva da cidade.

Dizem que todo o ser humano disfarça os mais íntimos sentimentos com máscaras invisíveis. Se procede, não sabemos, mas que o careta, a figura popular do município de Triunfo, no Sertão Pernambucano, nasceu desse jeito, isso sim podemos dizer que verdade.

O personagem enigmático surgiu no ano de 1917 no período do reisado, festa popular e folclórica que simboliza o nascimento de Jesus. O monumento do Careta é um dos principais atrativos turísticos da cidade de Triunfo. Toda vez que vou lá, sempre faço uma imagem diferente, como essa acima.

O relógio da Flores foi construído no ano de 1981, quando o prefeito da época era o senhor Ivo Tinô do Amaral e governador era Marco Maciel. O relógio está funcionando normalmente desde quando foi inaugurado, com um cunho social de informar a hora para seus habitantes.

Para onde você olhar de cima do Pico do Papagai0, vai visualizar um cenário indescritível. Aonde a vista alcança, o lugar proporciona um olhar diferenciado. Chamada “Oásis do Sertão”, Triunfo é conhecida pelo clima de montanha, com temperaturas oscilantes entre 12° C no Inverno e 26° C no Verão. É a cidade mais alta de Pernambuco. O ponto culminante do município é o Pico do Papagaio, com 1.260 metros de altitude, importante atração turística. Do mirante, onde há a estátua de um Careta, representação do folclore local, vislumbra-se um belo panorama.

A cidade de Triunfo localizada a mais de mil metros acima do nível do mar encanta por seu clima de montanha, suas cachoeiras, grutas e lagos, e por suas lembranças do passado, como o Cangaço.

O sertão da Paraíba tem seus encantos. Com os amigos Daniel e Bruna, estivemos visitando o grande lajedo das pedras do Guiné e do Sino, há cinco quilômetros do centro da cidade de Princesa Isabel.

Em determinadas regiões do Nordeste barasileiro, as cactáceas nativas, particularmente o xiquexique (Pilosocereus gounelllei A. Weber ex K Scchum.), são utilizadas durante secas drásticas como um dos principais suportes forrageiros para os ruminantes. Na imagem acima está um contraste, uma nascente e um xique-xique cravado numa camada rochosa.

Distante cinco quilômetros do centro da cidade, a Pedra do Guiné no lajedo que você ver acima,  sempre são realizadas etapas do Circuito Som das Pedras.  O lajedo é composto por um complexo de formações rochosas com aproximadamente 24 mil metros quadrados e o local marca a divisa entre os estados da Paraíba e Pernambuco.

Com o casal de amigos, Bruna e Daniel, estivemos visitando a Pedra do Sino, uma formação rochosa granítica que tem sonorização de sino ao toca-la. O desgaste da rocha devido ao intemperismo poderá daqui algumas centenas de anos não mais existir.

O advogado recifense, Daniel Oliveira, deixou sua zona de conforto para encarar a alta temperatura e o clima do sertão do Pajeú. Foi uma grande aventura para chegar no Pico do Papagaio.

Com o casal Bruna e Daniel, pudemos sentir a brisa que escorria entre a cordilheira que se pode visualizar de cima do Pico do Papagaio. Cidades pernambucanas, como por exemplo, Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Flores, Calumbi, além das cidade da Paraíba, Princesa Isabel e Tavares, são vistas no horizonte.

As rochas do Parque da Pedra Furada, ao longo dos anos, vão ganhando novas feições morfológicas. Desta forma, propõe-se a geoconservação desta paisagem de interesse geomorfológico e geológico através de incentivos por parte da esfera pública e privada, que visem ampliar a compreensão da
comunidade em relação à operação dos agentes do modelado externo e seu papel sobre a evolução do relevo, promovendo ações de geoturismo sustentável, incentivando a economia local, além de ajudar a preservar este patrimônio para as gerações futuras.

PATROCINADORES

01-1
03
04-1
05
06-1
07
08
09
11-1

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

MOURA CONTABILIDADE

REDE BRASILEIRA DE BLOGUEIROS DE VIAGEM

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

PUBLICIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA