SERRA PEDRA DE FOGO: UM DOS ATRATIVOS TURÍSTICOS DO MUNICÍPIO DE BREJÃO NO AGRESTE MERIDIONAL DE PERNAMBUCO

Por Cláudio André, publicado em 26 de agosto de 2020

Publicidade

O cume da serra do sítio Pedra de Fogo está há uma altitude que varia de 849  a 879 metros e nesse ponto está a construção da capela de São Francisco de Assis, pertencente a família Colatino, construída na década de 70. Do alto vemos todo o zig-zag feito pela rodovia estadual PE-218 que interliga PE/AL.

A camada rochosa da serra Pedra de Fogo em Brejão mostra que está com muito desgaste pela ação do intemperismo. Segundo o geógrafo, José Fábio dos Santos, a atuação dos agentes exógenos como modeladores do relevo que atuaram desgastando a rocha. São eles umidade, vento, temperatura, atividade biológica ao longo de um grande período de tempo. A processo químico e físico do intemperismo pode ser aferida.

O cume da serra Pedra de Fogo é um atrativo turístico religioso e identificado como Rota da Fé. A igreja de São Francisco recebe muitas visitas. Nesse ponto onde estive, podemos ter uma vista privilegiada do planalto da Borborema.

Em dezembro de 1908 foi criado o distrito com a denominação de Brejão de Santa Cruz, pertencente ao município de Garanhuns. Em 1936, o nome foi alterado para Brejão. Foi constituído município autônomo em 1958. A capela de São Francisco fica no cume da serra de Pedra. No horizonte está a PE-218, rodovia que liga Pernambuco a Alagoas.

Pelo contexto em que ela está inserida, pode ser cristalina que sofreu ação desses agentes que falei. Se essa cor dela não for por líquens, isso pode sugerir que ela tem traços de metamorfismo também, enfatiza o geógrafo Fábio.

Numa ida com meus bruguelos, Eros e Aysha e com a marida, dona Joseane, fizemos um pit-stop no cume da serra Pedra de Fogo, que fica na linha divisória dos municípios de Brejão e Terezinha. Vale apena conhecer! Quem passa pela PE-218, é provável que desconheça esse atrativo turístico do agreste meridional de Pernambuco.

No pé dessa serra tem a furna do Cabiló, reportagem feita anteriormente por esse blogueiro .

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

MOURA CONTABILIDADE

REDE BRASILEIRA DE BLOGUEIROS DE VIAGEM

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

PUBLICIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA