QUEM VEIO PRIMEIRO? A ROCHA OU A JAQUEIRA SELVAGEM? QUAL A EXPLICAÇÃO EXATA?

Por Cláudio André, publicado em 6 de agosto de 2020

Publicidade

Não é todo dia que se anda num lugar assim. A cachoeira do Poço Escuro é um atrativo turístico que merece ser cuidado e visitado. Distante do centro de Bom Conselho praticamente 30 km, não tenha dúvidas que qualquer esforço para chegar na cachoeira será presenteado com esse cenário.

São mais de 30 metros de altura e queda d’água que nos proporciona um ótimo banho de cachoeira, uma verdadeira ducha natural. O poço Escuro é uma cratera no leito do rio Salgadinho, no lado sul do município de Bom Conselho.

Ver de perto essa revoada de garças que se entrelaçam no voo por cima da vegetação de caatinga, é um presente para os olhos, para a alma. Quem vai ao Vale do Salgadinho tem a liberdade de curtir uma natureza livre, cheia de vida.

Jeison, Daniel, Flávia, Roseni e Fábio. O que eles tem em comum? Paixão pela natureza. Juntos escalaram a subida até o topo da serra Grande do município de Bom Conselho. Ao fundo da imagem está a chapada pernambucana.

A Melosa (Ruellia asperula) é uma planta pubescente, viscosa (grudenta) de caule quadrangular. Folhas opostas, ásperas. Flores tubulosas polinizadas por beija-flores. O tubo da corola é estreito abaixo, se alargando acima. As anteras são amarelas. A planta, endêmica do Brasil, é cultivada como planta ornamental em diversas regiões quentes do mundo, sendo interessante por atrair beija-flores. Curiosa é a forma com que os frutos liberam as sementes, por meio de um lançador semelhante a uma catapulta que lança a semente, em forma de disco. Ocupa os baixios de solos argilosos, onde há uma melhor disponibilidade de água. No interior do Nordeste suas flores, folhas e raízes são maceradas e usadas para tratar asma, bronquites, febres, gripe e inflamação no útero.

Segundo o geógrafo, Fábio Santos, na superfície da rocha é comum se observar a presença de desenhos de cores cinzas e marrons. Essas formações da superfície das rochas são seres vivos. Trata da relação mutualista chamada de líquens que são a interação de fungos ascomicetos e algas do tipo cianofíceas. Nas rochas graníticas da serra grande e nos blocos rochosos de muitos lugares se achará a presença desses seres vivos.

Os líquens são indicadores de poluição do ar, pois esses seres são sensíveis a poluentes.  Os líquens são seres vivos que ajudam no intemperismo da rocha, ou seja, são agentes que desgastam os seus minerais como o tempo. Nos líquens o fungo protege a alga e em troca disso alga dá ao fungo alimentos, é uma verdadeira parceira entre seres vivos no ambiente onde um depende do outro para viver.

Enquanto o leste da serra Grande tem um paredão rochoso exposto ao vento, ao sol e altas e baixas temperaturas, do lado oeste, tem uma camada de vegetação de transição (caatinga e mata atlântica), além do fenômeno conhecido por brejo de altitude, quando você percebe a olho nu, a água brotando da rocha.

Por alguns instante, pude brincar lembrando do filme do incrível Huck. Em cima de um tronco que no passado foi uma árvore frondosa, pudemos na imaginação ser um super-herói. O cenário natural em si, nos provoca a inspirações.

Olhar sempre para frente. Olhar para o horizonte sempre. Tudo isso nos afugenta a sempre querer mais e buscar entender a obra do Criador. Quanto mais perguntamos, mais respostas ficam embutidas num sentimento filosófico.

Costumo levar comigo a frase que o “céu é o limite”, isso por que aprendemos ao longo das trilhas que o universo está muito mais além do alcance do nosso nariz. A natureza nos da grandes lições.

A mesma pergunta de quem veio primeiro, o ovo ou a galinha, perguntamos aos amigos de trilheiros que nos acompanha, quem chegou primeiro nesse lugar. A rocha ou a jaqueira selvagem? A resposta mais significativa foi a rocha e que a árvore foi apenas uma intrusa querendo ocupar o mesmo espaço. Como não conseguiu, abraçou a rocha no seu grosso modo.

O encontro dos vales, assim denominamos por essa imagem. Do lado esquerdo o Vale do Salgadinho, do lado direito, o Vale do Traipu, ambos formam uma cordilheira espetacular.

Somente quem andou ou anda por essa região é que entenderá a importância dessa cordilheira para a chapada pernambucana ou chapada da Borborema. Vales e serras, trilhas e vegetação de transição, temperaturas que oscilam a depender do período do ano, assim se compõe os vales do Salgadinho e do Traipu, lado oeste bonconselhense.

Não tem coisa melhor do que andar com pessoas com energia positiva por um ambiente muito salutar. No cume dessa rocha encher os pulmões de ar puro e ter uma vista panorâmica onde os olhos num alcança seu fim, simplesmente é energizante.

O senhor Adenilso (farda do Exército), morador da serra da Baêta, conhece mais do que ninguém toda a região serrana do oeste de Bom Conselho. Foi ele que proporcionou o conhecimento de lugares sensacionais.

De cima da Pedra do Abismo, vejam a cordilheira que se amostra até no limite com o estado de Alagoas. Por esse ângulo pode se ver a comunidade da serra dos Leões. Há séculos passados, toda essa região tinha leões e tigres, era uma continuidade da Amazônia, mas com a divisão dos territórios, tudo foi mudado.

Do lado esquerdo da imagem está a serra das Pias, já no município de Palmeira dos Índios, Alagoas. A noite, por exemplo, dessa serra pode ver cerca de dez municípios alagoanos e uns 06 do agreste meridional de Pernambuco, graças aos 900 metros de altitude do cume da serra Grande.

A pedra do Abismo está dentro de uma propriedade do empresário Marquito Ferreira, dono da Distribuidora São Marcos. O local é convidativo para a prática de rappel e voo de parapente. Todo o vento que chega a mais de 50 km/h, vem do leste para oeste.

O que vimos desse local que a planta nativa da caatinga, conhecida por jurema ou jurema preta, tem predominância na região. A proliferação da jurema se da por dois motivos, um, o vento quando bate na folhagem no período seco, as sementes se espalham facilmente no solo e dois, os pássaros consegue espalhar as sementes quando está se alimentando das mesmas.

Vendo de cima a proliferação da jurema, descobri o seguinte após pesquisas: A jurema é utilizada para tomar banho de descarga com suas folhasServe como defumador para cura de dor de dente, doenças sexualmente transmissíveis, insônia, nervos, dores de cabeça. Faz ainda: figas, patuás, rosários. Utiliza-se para fazer rezas com suas folhas contra mau-olhado e olho-grande.

De cima da Pedra do Abismo temos uma vista do lado leste onde a sede do município de Bom Conselho. O maciço rochoso granítico que está coberto por micro-organismos que tem como função purificar o ar, tem uma altitude de poucos mais de 700 metros. O vento que vem do pé da rocha bate em você com força. Se você tem medo de altura, já sabe, não é recomendável chegar até esse local.

Turismo

Geógrafo Fábio Santos e a Pedra do Abismo

O geógrafo bonconselhense, Fábio Santos, sentiu a adrenalina de como é estar no topo da Pedra do Abismo.

PATROCINADORES

COMERCIAL

Alexandre Piúta

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

MOURA CONTABILIDADE

REDE BRASILEIRA DE BLOGUEIROS DE VIAGEM

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

PUBLICIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA