O LAGO AZUL DE BOM CONSELHO. SAIBA COMO SURGIU SUA FORMAÇÃO NO MEANDRO DO RIO SALGADINHO

Por Cláudio André, publicado em 31 de julho de 2020

Publicidade

Nos espelhos d’ água com tonalidade escura nas proximidades da nascente do rio salgado no município de Bom Conselho Pernambuco, foi observado e registrado um fenômeno óptico. O fenômeno foi documentado por meio de fotografias e é resultado da interação da luz com a água. A coloração escura da água se dá pela presença de substâncias na água como matérias orgânicas ou materiais oriundos de sedimentos minerais transportados pela água, tais sedimentos são produtos da erosão fluvial. Na foto do espelho d’ água na região da nascente se observa a imagem projetada do céu onde se observa formas de nuvens, isso acontece porque a água funcionou como uma espécie de espelho refletindo a luz. O albedo da água, ou seja, a capacidade de reflexão da água foi capaz de formar uma imagem que foi registrada pelas câmeras e por nossos olhos.

O geógrafo Fábio Santos, numa parceria com o blogueiro Cláudio André O Poeta, tem buscado entender a geolocalização dos dois rios que estão dentro da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco no território bonconselhense, que no caso, são os rios Salgadinho e Traipu.

No corpo d’ água da imagem acima é observado uma bela coloração azulada da água em contraste com o belo verde da vegetação, o ângulo da fotografia, a reflectância da água cujo albedo refletia a radiação difusa de ondas curtas em que estava em evidência o comprimento de onda de luz responsável pelo azul ficou em evidência. Em outras palavras, o azul do espelho d’ água é o reflexo do céu no corpo hídrico sendo refletido.

Num trabalho de pesquisa, cada vez o geógrafo Fábio Santos tem formalizado toda sua aprendizagem durante sua formação profissional.

Vejam por essa imagem que a baixa vasão do rio Salgadinho, ele não morre, mas corre mansamente em forma de serpentina e muito calmo. A partir que vai sendo alimentado por grotões e riachos, quando chega em sua foz vai tento um volume muito superior até chegar a foz localizada no estado de Alagoas.

Nessa altura a gente sente a curiosidade de se perguntar o porque do céu diurno ser azul, a resposta está ligada a fenômeno óptico que ocorre na atmosfera: o sol emite radiação de ondas curtas como raios de luz, infravermelho próximos e radiação ultravioleta.

O céu azul nada mais é que radiação difusa de luz azul espalhada pelo nitrogênio atmosférico, essa radiação azul chegou a superfície da água foi refletida e foi captada pela câmera fotográfica formando a imagem que você está vendo.

Parte dessa energia do sol é filtrada pela atmosfera e refletida para o espaço devido aos gases, nuvens e aerosóis, outra parte chega como radiação direta e outra porção chega na forma de radiação difusa produzindo as cores do pôr e nascer do sol e a cor do céu. Sabendo disso, vamos considerar que a atmosfera é um filtro que espalha parte dessa radiação transformando em radiação difusa, essa radiação difundida (espalhada) ao interagir com os gases atmosféricos(principalmente o nitrogênio) deixam em evidências alguns comprimentos de ondas curtas de luz responsável pela cor azul.

Aonde as águas da nascente do rio Salgadinho foram represadas e pela altura e largura do paredão da barragem, a profundidade é muito grande. Pelo menos pudemos ver por trás do paredão com uma altura de 10 metros e uma largura de 30 metros, onde o sangradouro é por cima, logo quando a barragem está cheia.

O leito do rio Salgadinho, é um atrativo turístico que pode ser explorado. Por onde você olhar, vai encontrar um cenário natural que lhe proporciona o pleno contato com a natureza. Pouca gente conhece o local. Estamos realizando trilhas ecológicas para essa região. Quem desejar conhecer, deve entrar em contato por nossas redes sociais ou pelo e-mail claudioandreopoeta@gmail.com

 

PATROCINADORES

PATROCINADORES

pp

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

MOURA CONTABILIDADE

REDE BRASILEIRA DE BLOGUEIROS DE VIAGEM

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

PUBLICIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA