A PEDRA DA TARTARUGA E A NASCENTE DO RIO SALGADINHO ESTÃO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO VELHO CHICO EM BOM CONSELHO

Por Cláudio André, publicado em 31 de julho de 2020

Publicidade

Percorrer pela nascente do rio Salgadinho é uma grande aventura ecológica, que vai do meandro do rio ao clima e vegetação.

O lago azul fica a pouco metros da nascente do rio Salgadinho, afluente do Velho Chico a oeste do centro de Bom Conselho.

Nos espelhos d’ água com tonalidade escura nas proximidades da nascente do rio salgado no município de Bom Conselho Pernambuco, foi observado e registrado um fenômeno óptico. O fenômeno foi documentado por meio de fotografias e é resultado da interação da luz com a água. A coloração escura da água se dá pela presença de substâncias na água como matérias orgânicas ou materiais oriundos de sedimentos minerais transportados pela água, tais sedimentos são produtos da erosão fluvial, informa o geógrafo Fábio Santos.

Está ai a nascente do rio Salgadinho que é abastecida pelo riacho das Velhas e vários córregos nos arredores. A nascente fica a oeste da cidade de Bom Conselho, distante aproximados 12 km, a poucos metros da serra Grande.

A água da nascente do rio Salgadinho é represada por uma barragem construída há décadas que fica no leito do rio. Interessante, que os construtores preservaram as rochas graníticas existentes no meandro do rio, formando-se num grande lago.

 

Não tem coisa melhor do que curtir o som da natureza, preserva-la, respeita-la e registrar um habitat diferente do cotidiano.

Percebam que toda a nascente é protegido pela vegetação de mata ciliar, eis o motivo de encontrarmos uma proteção natural do lugar. Nesse local há uma fauna e flora bem conservados, distante da ação destruidora do homem.

 

A rocha granítica dentro da barragem ficou esse cenário por que quem construiu o represamento fez questão de preservar a originalidade do lugar. A partir da construção do paredão da barragem, para represar a água da nascente, logo valorizou tudo que estava dentro e fora do meandro do rio Salgadinho. Isso foi muito positivo!

Andando pelo meandro do rio Salgadinho, encontrei esse tipo de vegetação, que é a TABOA, que serve para se fazer cangalha pra equinos, bolsa de palha e usava pra fazer colchão a uns 45 anos atrás.

Existe o lado negativo da TABOA. Ela acaba com açudes, fecha toda a área e pertence a família do junco. É recomendável que se ela aparecer uma palha dessa numa barragem o dono mande tirar logo, pois solta toxinas e podem matar, como por exemplo, os peixes, apesar que ela vive mais em vagem com pouca água e baixa a altura.

Pasto é a vegetação utilizada para a alimentação do gado e por extensão ou terreno onde o gado é deixado para se alimentar. Antes do advento da revolução verde e da produção de ração em grande escala, o pasto era a fonte principal de subsistência do gado. Toda a região da nascente do rio Salgadinho há esse tipo de pastagem.

As propriedades que são cortadas pelo rio Salgadinho tem pastagem para o gado e o rio fez seu caminho em curvilínea que mais parece uma cobra. Em alguns trechos ele escorre com dois palmos de largura, isso quando diminui sua vasão.

Para quem gosta de paisagismo, o leito do rio Salgadinho é o lugar ideal. Para quem deseja fazer imagens inesquecíveis, fará fotos inesquecíveis. Para chegar a esse lugar é preciso um guia local.

Serenamente o rio passa por baixos das árvores e seu meandro que segue sentido a região sul do município de Bom Conselho, é um cenário muito bonito onde pode ser usado de habitat natural para registros fotográficos.

São vários riachos que ficam nas redondezas da serra Grande que abastecem a nascente do rio Salgadinho, o mais destacável é o riacho das Velhas que nasce entre as serras Queimada, Jacu e Baêta. Enfim, o estudo geográfico sobre a Bacia Hidrográfica do Velho Chico no município de Bom Conselho, está ficando ainda mais encorpado. Aguarde as próximas reportagens!

PATROCINADORES

pp

Mais sobre:

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

MOURA CONTABILIDADE

REDE BRASILEIRA DE BLOGUEIROS DE VIAGEM

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

PUBLICIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA