O CARCARÁ E AS RIQUEZAS NATURAIS DA SERRA DA BAÊTA NO OESTE DO MUNICÍPIO DE BOM CONSELHO/PE

Por Cláudio André, publicado em 16 de julho de 2020

Publicidade

Quando nos aproximava da serra da Baêta, região oeste de Bom Conselho, consegui fazer essa imagem de um gavião, que mansamente estava as margens da estrada. Nem parece que uma ave de rapina nos daria essa liberdade de fotografa-lo tão de perto. Gavião é o nome popular dado ao grupo de aves pertencentes à familia Accipitridae. São aves de rapina com visão e audição apuradas, bico curvo e garras fortes para agarrar e capturar as presas. São semelhantes às águias e possuem uma enorme variedade de formas e tamanhos.

Já confessamos em outras ocasiões que o lado oeste de Bom Conselho não tem somente serras, vales e nascentes, mas áreas de proteção ambiental, onde a vida naturalmente segue seu curso para deixara fauna muito mais rica.

O que dizer de um coqueiro desse tamanho, ultrapassando os 30 metros de altura e que está a mercê de logo não mais existir, pois a velhice já o cerca para o ocaso.

As formações rochosas estão por todos os lados rodeadas de pura vegetação de transição. Nessa região da serra da Baêta encontramos muitas nascentes perenes.

O entardecer foi ganhando notoriedade e pudemos sentir a diminuição da temperatura. Essa rocha granítica que estou encima, tem uma a zona de cristalização muito apurada, um desgaste natural da própria rocha.

O entardecer na serra da Baêta tem um cenário natural encantador. Por estar num vale, a serra tem suas particularidades, seja pelo clima frio, seja pela sua localização geográfica.

Até parece que essa rocha foi esculpida pela ação humana, mas, não. A ação do vento e da água, conseguiu expor a cristalização da rocha granítica, que surgiu do interior da terra.

Do vale do Traipu, conseguimos fazer essa imagem do entardecer. Acanhadamente o sol foi desaparecendo no horizonte.

No horizonte pudemos ver que entre as nuvens vimos uma sujeira espacial, provavelmente uma poeira em contraste com os raios do sol.

O riacho da Bela nasce na serra da Baêta e sai cruzando grotões até chegar ao encontro com o rio Traipu, que por sua vez nasce do lado noroeste da serra Grande e segui pelo sentido sul rumo ao velho Chico já no estado de Alagoas.

O sol até que apareceu, mas por poucos minutos, porém o suficiente para deixar o cenário ainda mais belo. Essa é as costas da serra Grande, uma das maiores do município de Bom Conselho, agreste meridional de Pernambuco.

Uma nascente no meio do mato. Simples assim? Não, o que chama atenção é que essa água coberta por alga verde, que inicialmente serve como um tapete para deixar a água mais fria e protegida. A nascente que foi batizada de Pedra Protegida, tem uma rocha no fundo do pequeno poço que faz o trabalho de filtragem da água. As algas possuem organismos muito distintos com relação à morfologia (formas), tipo de reprodução (ciclo de vida), fisiologia e ecologia.

 

Turismo

O geógrafo, Fábio Santos, esteve nos acompanhando nessa saga de mapeamento dos atrativos turísticos de Bom Conselho. Diante do que vem sendo mapeado, estamos transformando num grande projeto ecológico da terra de Papacaça.

AGUARDE A PRÓXIMA REPORTAGEM!

PATROCÍNIO

BILICA01
Banner%2BNovo%2BFormato%2B2
Estilos%2B780X178
PÔR DO SOL NA ILHA DE RARRÁ - UM ESPETÁCULO DA NATUREZA NO MEIO DO ...
canal2
Apoio Cultural: Marcos Guedes

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

MOURA CONTABILIDADE

REDE BRASILEIRA DE BLOGUEIROS DE VIAGEM

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

PUBLICIDADE