CASA MUSEU DE MARIA BONITA – CONHEÇA A VERDADEIRA HISTÓRIA DO GRANDE AMOR DE LAMPIÃO

Por Cláudio André, publicado em 25 de junho de 2020

Publicidade

Ir até o sitio Malhada da Caiçara, zona rural de Paulo Afonso, norte baiano, é vivenciar um pouco da história do Cangaço. Em setembro de 2006, foi inaugurada a casa-museu Maria Bonita, uma homenagem ao grande amor do maior cangaceiro do Brasil do século XVIII, Virgulino Ferreira – Lampião.

Foi nessa casa que nasceu e se criou Maria Gomes de Oliveira, a famosa Maria Bonita, que aos 17 anos de idade conheceu Virgulino Ferreira e se apaixonou. Maria de Déa, como era conhecida pelos vizinhos e familiares, tinha saído de uma casamento fracassado com Zé de Neném há 15 dias, quando conheceu o rei do Cangaço. Foi nessa casa que começou a paquera entre Maria e Virgulino que aos 31 anos de idade se apaixonou pela baiana Maria Bonita.

A casa-museu de Maria Bonita é mantida pela própria família e paga-se uma taxa de R$ 5, 00 para conhecer a casa onde morou a mulher que quebrou tabus para viver um grande amor pelas caatingas dos sertões nordestino. Na casa, você encontra, fotos e objetos que pertenciam a Maria Bonita, como a original máquina de costura que Maria usava para fazer bordados.

As ruínas da casa de dona Generosa Gomes de Sá, uma das coiteiras de Lampião, ficam no povoado Riacho do Mel, distante 25 km do centro de Paulo Afonso/BA. Conta a história que dona Generosa, reunia em alguns dias da semana cangaceiros comandados por Lampião para fazer o Baile Perfumado, com a participação das moças da região.

Quem construiu esse casarão para dona Generosa, mulher de muitas posses, foram pedreiros oriundos do estado de Pernambuco. Quando Lampião depois de farrar bastante com seus cabras, seguia para outros destinos incertos. Bem perto dessas ruínas está o sítio Malhada da Caiçara, onde está a casa de Maria Bonita. Até então, durante a parada de Virgulino Ferreira no casarão de dona Generosa, não tinha a participação de Maria Bonita.

Essa capela com símbolos do Cangaço nas paredes, foi construída a mando de dona Generosa Gomes de Sá. Ao lado, tem um cemitério construído para ser usado pela família de dona Generosa. No mesmo terreno existem ruínas de casas que dona Generosa mandou construir para seus filhos, todas num modelo europeu.

Dona Generosa era a poderosa da região. Tinha muitas posses. Tinha poder de dizer quem entrava ou não na comunidade. Estive há 03 anos passados nesse local histórico e sentimos dificuldade de ter informações sobre a famosa coiteira de Lampião, como se estendesse ao longo dos séculos uma ordem de dona Generosa.

Por alguns momentos me senti passeando por uma cidade do faroeste, aquelas de filmes americanos, onde escutamos apenas o som do vento. Interessante, que dona Generosa mandou construir uma vila de casas, uma para cada filho. Ao fundo está a serra do Umbuzeiro, que tem um platô mágico, coberto de formações rochosas de arenito.

Todas as casas que dona Generosa Gomes de Sá mandou construir, tem traços europeus. Não se sabe muito sobre a origem de dona Generosa, mas que se comportava como uma “xerife” da região. Era dona Generosa uma das coiteiras de Lampião que botava a mão como proteção ao cangaceiro.

Há poucos quilômetros do povoado Riacho, principal reduto dos Cangaceiros, encontramos uma gruta há 01 km do centro da cidade de Santa Brígida, norte da Bahia. Nesse local continua acontecendo rituais religiosos e que no passado serviu de abrigo para Virgulino Ferreira e sua tropa. Para chegar a esse local precisa fazer uma caminhada a pé pela serra do Galeão.

 

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

MOURA CONTABILIDADE

REDE BRASILEIRA DE BLOGUEIROS DE VIAGEM

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

PUBLICIDADE