PEDRA FURADA – PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL DO POVO DO PIAUI

Por Cláudio André, publicado em 27 de maio de 2020

Parque Nacional Serra da Capivara – Sem dúvida, o turista mais antigo das Américas passou pelo Piauí, depois de atravessar o Estreito de Behring e a América do Norte, cruzando a América Central até chegar ao Piauí, onde fez morada por algum tempo. As constatações arqueológicas são bem anteriores à época em que o homem descobriu a agricultura, há pelo menos 10 mil anos, e domesticou os animais, deixando a vida nômade que o levava a peregrinar sempre que se esgotavam as fontes de alimento de uma determinada região. A busca por melhores locais de sobrevivência empurraram esse peregrino para a frente, que vivia do que caçava, até se firmar para dar início à formação das primeiras sociedades.

Ao passar pelo Piauí, o homem ainda era nômade, mas por um tempo se estabeleceu, se multiplicou, deixou suas pinturas nas rochas, enterrou os seus mortos e abandonou inúmeros objetos que hoje se transformaram em valiosos achados arqueológicos. A descoberta de evidências prova que esse homem é o mais antigo das três Américas e viveu no Piauí há 50 mil anos.

Turismo

PEDRA FURADA – PIAUÍ

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, formado em radiojornalismo, poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE), escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM e Rádio Web News Olho d'Água, criador do Projeto Música na Escola, ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura. Membro efetivo da FACUPIRA (Fundação Cultural de Palmeira dos Índios/AL), Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Bom Conselho/PE. Colunista dos sites Tribuna do Sertão (P.dos Índios) e Tribuna do Agreste (Arapiraca) e 7 Segundos (Maceió). Ex-assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE.