VALE DO SALGADINHO E O SEU RICO POTENCIAL TURÍSTICO ENTRE PERNAMBUCO E ALAGOAS

Por Cláudio André, publicado em 23 de abril de 2020

Publicidade

O vale do Salgadinho está localizado na linha limítrofe de Pernambuco com Alagoas, distante da cidade de Bom Conselho uns 15 km. Por essa região há uma cordilheira formada por serras que tem uma altitude que varia de 500 a 900 metros de altitude.

Percebam que ainda existe mata preservada nessa região. Uma vegetação de transição e com muitas nascentes. O acesso até essa cachoeira tem um solo argiloso e muito íngreme.

O paredão rochoso granítico escondido entre as árvores, esconde um linda queda d’água livre. São Mais de 50 metros de altura. O som da queda da d’água se pode ouvir de longe.

Essa camada preta nas rochas é o lodo que fica impregnado nas rochas é resultado do trajeto por onde passa toda a correnteza. O local é ideal para a prática de rappel – esporte radical feito por cordas.

As rachaduras nas rocha é resultado de baixas e altas temperaturas além da água que vai descendo e cortando lentamente as rochas. Como diz aquele ditado, “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”.

No tempo de muita chuva a queda d’água impressiona pelo seu volume. Toda essa água sai das nascentes e correntezas da região do sítio Marcelina, que num zig zag, a correnteza desce com muita força após vários riachos escorrerem para um único trecho.

Alguns poços se formam com o acúmulo d’água no leito do riacho que se forma após a cachoeira. A correnteza segue no sentido Alagoas, onde um pouco mais a frente tem o riacho do Salgadinho.

Nessa parte do superior da imagem, passa a rodovia estadual PE-218 que há 100 metros desse trecho se encontra com a rodovia AL-115, sentido serra das Pias, já no município de Palmeira dos Índios.

As vegetação que rodeia essa cachoeira está mais para a mata atlântica. Uma parte é arbórea, outra, arbustiva. Com relação a fauna, segundo moradores, já foram encontradas vários tipos de cobras, mais recente, foi vista uma salamandra de 9 palmos e meio.

Quando você vai descendo a serra do Amargoso, por onde tem plantação de bananeiras, jaqueiras, pitombeiras, azeitonas e tantas outras frutas, você vai compreendendo toda a riqueza natural do lugar. Muita água no subsolo, muita vida no meio do mato. A cachoeira do Amargoso fica na região sul do município.

Entre uma serra e outra vemos no horizonte o Serrote do Vento, atrativo turístico do município de Estrela de Alagoas. A fauna e a flora por esse vale tem uma diversidade de pássaros, aninais vertebrados e muita água.

Esse trecho daria para ser transformada numa Unidade de Conversação Ambiental – UCA, mas se houvesse políticas públicas no município de Bom Conselho na área ambiental. Mas isso na terra de Papacaça é meramente ignorado, e no poder público municipal colocam pessoas sem  nenhum tipo de qualificação.

Depois de um boa caminhada, fomos gratificados com esse entardecer louvável. No horizonte, o sol se escondendo por trás das nuvens densas e a mata logo ficando no lado sombrio.

Todos sabem que não sou de andar com qualquer, sou muito seleto nesse aspecto. Com o amigo Diego Alves e demais que nos acompanharam nessa trilha, pudemos ter momentos descontraídos de muita aprendizagem.

Valeu todo esforço para chegar a uma das cinco cachoeiras existentes no município de Bom Conselho.

Mais sobre:

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

REDE BRASILEIRA DE BLOGUEIROS DE VIAGEM

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

MOURA CONTABILIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

PUBLICIDADE