A PEDRA DO ET E A CACHOEIRA DO JUAZEIRO – ATRATIVOS TURÍSTICOS DE BOM CONSELHO/PE

Por Cláudio André, publicado em 8 de abril de 2020

Publicidade

Como já falei em várias outras reportagens, o município de Bom Conselho tem rico potencia turístico, mas sem exploração, devido a falta de políticas públicas para o setor. Enfim, encontrei mais um belo atrativo distante da cidade 10 km.

O riacho do sítio Juazeiro no período chuvoso recebe muita água da grota que início por trás das serras do Jacu e Queimada. A correnteza por alguns quilômetros, se encontra com o Riachão, na divisa de Bom Conselho com Iati.

A cachoeira do Juazeiro é uma rico atrativo turístico, a exemplo das cachoeiras das Queimadas e Amargoso. Estivemos dias atrás conhecendo esse lugar sensacional.

O atrativo por si é muito bonito, mas a maior dificuldade é o acesso. Estradas em péssimas condições de trafegabilidade. Se você pela Lagoa do Dô, a estrada quase não existe. Se vai pela serra Queimada o acesso é pior. Fico imaginando a população que moram no pés daquelas serras, quando precisam resolver uma urgência/emergência…

Andamos por mais de 10 km a pé, mas foi muito compensador chegar nesse atrativo turístico, escondido entre as serras de Bom Conselho, no lado oeste do município.

O som da natureza me encanta… As formações rochosas servem de filtro e provocam as contínuas quedas d’água.

Encontrei o quartzito na cachoeira do Juazeiro. Como estamos estudando geologia, aprimoramos nosso conhecimento científico. O quartzito é uma rocha metamórfica, composta quase que inteiramente de grãos de quartzo. Sua origem está relacionada com a ação de processos metamórficos desenvolvidos principalmente sobre rochas sedimentares ricas em quartzo, tais como arenitos e cherts (rochas ricas em silica amorfa).

Longe de qualquer isolamento social, longe de qualquer poluição, tivemos o privilégio de passarmos algumas horas em pleno contato com a natureza.

quartzito é uma rocha resistente. … O quartzito pode ser sedimentar ou metamórfica. O quartzito sedimentar é formado quando o material aglutinante se deposita entre cristais separados de quartzo e se cristaliza. O quartzito metamórfico se origina quando o arenito de quartzo recristaliza sob pressão e temperatura altas.

A vegetação ripária preservada, servindo de moradia para vários tipos de animais e pássaros silvestres, pode tambem assumir fisionomia campestre ou florestal e, neste último caso, é chamada mata ripária (ou mata ciliar, em sentido amplo). Inclui vários subtipos, entre eles, a mata ciliar (em sentido restrito), a mata ripária (em sentido restrito), a mata de galeria, a mata paludosa, etc.

Beirando as laterais da cachoeira do Juazeiro em Bom Conselho, encontrei a vegetação ripária (ou ripícolaribeirinha), que é um tipo de vegetação presente em espaços próximos a corpos da água, isto é, na zona ripária.

Depois de passarmos horas e horas estudando o bioma da caatinga, conhecendo de perto a beleza de mais uma atrativo turístico de Bom Conselho, fomos agraciados com o pôr do sol no horizonte. Desse ponto onde fiz essa imagem, marcou no meu GPS 784 metros de altitude.

Antes mesmo que chegássemos na cachoeira do sítio Juazeiro, encontramos uma rocha granítica com uma geoforma de ET, isso mesmo, extraterrestre. Ela fica na serra Queimada. É um maciço rochoso de puro granito, rodeado de vegetação de caatinga.

De cima da Pedra do ET tivemos uma vista panorâmica sensacional da região do Cinturão Verde do município de Bom Conselho. Há muito roçado por essa região.

Por essa imagem você pode observar o quanto está habitado a comunidade do Angico de Cima. Observei a planície existente no Cinturão Verde, onde Bom Conselho fica na linha limítrofe de Saloá e Terezinha.

Por fim, vemos a serra do Jacu em sentido oposto. Do outro lado está as serras da Baêta e Grande e por esse lado, a serra Queimada e Lagoa do Dô, comunidade que tem seus aproximados 150 moradores.

Isso é Bom Conselho, tudo isso está incluso no planalto da Borborema.

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

MOURA CONTABILIDADE

REDE BRASILEIRA DE BLOGUEIROS DE VIAGEM

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

PUBLICIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA