TURISMO: CACHOEIRA DA SERRA GRANDE UMAS DAS BELEZAS NATURAIS DE BOM CONSELHO/PE

Por Cláudio André, publicado em 3 de abril de 2020

Publicidade

Na saga de descobri os atrativos turísticos de Bom Conselho, fizemos uma trilha pelo Vale do Salgadinho, zona rural de Bom Conselho, onde a vegetação arbustiva de caatinga aflora com força.

Por essa região, as serras tem uma altitude que varia de 530 a 750 metros. A vegetação entre as serras formam-se num lindo vale, cheio de nascentes e correntezas…

O clima por esse vale muda repentinamente. A altitude colabora para isso aconteça. Por esse lado essa região é usada para pastagem para o gado. Existem umas três fazendas que englobam todo esse espaço de terras.

Para você melhor situar-se, na imagem acima você tem uma vista do lado oposto da PE-218, rodovia estadual que faz ligação do estado de Pernambuco com Alagoas.

Esse córrego sinalizado acima faz com que toda a correnteza siga para o Vale do Salgadinho onde se junta com o riacho que passa entre as serras Grande e de Maria Bié.

Vejam que a camada úmida da nuvem se aproxima da vegetação. Nesse local meu GPS marcou 760 metros de altitude.

É pelo sítio Cancelas que se tem acesso mais rapidamente a três quedas d’água, uma delas, a famosa cachoeira do Poço Escuro.

Mesmo com pouca chuva, é fácil visualizar correntezas, pequenas cachoeiras entre a vegetação arbustiva de caatinga. A região sul do município de Bom Conselho tem um lençol freático muito rico.

Bastou meia hora de caminhada e o tempo já começou a mudar. O sol estava firme, mas repentinamente o tempo fechou, como diz no popular.

Ter essa vista ao alcance dos seus olhos não tem preço. A palavra caatinga, é indígena, de origem tupi, e quer dizer “mata branca”, “mata rala” ou “mata espinhenta”. Recebeu esse nome dos índios que habitavam a região porque durante o período de seca a vegetação fica esbranquiçada, quase sem folhas.

A caatinga é um ecossistema único, encontrado no sertão nordestino. É formada por árvores de pequeno porte e espaçadas. Essas plantas são chamadas de xerófilas (palavra de origem grega “xero”, seco e “philo”, amigo). Vocês podem perceber por essa imagem que uma clareira foi aberta para ser transformado em roça.

As árvores que caracterizam a caatinga possuem folhas pequenas, cobertas com um tipo de cera. Muitas dessas plantas apresentam espinhos. Suas raízes são profundas, para que elas encontrem na terra a umidade necessária para viver. Plantas típicas dessa vegetação são o cacto, a palma, o xiquexique, o mandacaru, a aroeira, o umbuzeiro, o juazeiro e o caroá.

Sim, parei. Pude em alguns instantes respirar um ar puríssimo. Sentir no rosto um vento acompanhado de cheiro do mato, não tem coisa mais saudável que isso.

Tudo isso que você está vendo faz parte do Planalto da Borborema, que tem início na Paraíba e termina em Alagoas. Esse local que estou sentado, ficamos visualizando o restante do planalto com suas serras e vales.

Veja a beleza dessa desse vale… Há milhares de anos esse local pode ter sido um grande rio navegável. O vale do Salgadinho é um grande atrativo turístico. Sua geografia de localização impressiona com tanta beleza. Bom Conselho está inclusa na Chapada Pernambucana, por estar situada em parte da antiga Capitania de Pernambuco. O ocorrido teria afinado região, o que possibilitou a aparição de elevações em certos pontos, como o Planalto da Borborema.

AGUARDEM A PRÓXIMA REPORTAGEM!

Mais sobre:

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

REDE BRASILEIRA DE BLOGUEIROS DE VIAGEM

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

MOURA CONTABILIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

PUBLICIDADE