CONHECENDO A SABEDORIA DO POVO INDÍGENA FUNIÔ DA RESERVA OTXHAYA DO MUNICÍPIO DE ÁGUAS BELAS/PE

Por Cláudio André, publicado em 26 de março de 2020

Publicidade

As formações rochosas de granito estão por todos os lados em todo o percusso da serra do Comunaty em Águas Belas.

Os índios da tribo Fulni-ô vivem no município de Águas Belas, em Pernambuco numa aldeia de 11.500 hectares, localizada a 500 metros da sede da cidade. Sua população é de aproximadamente 3.600 índios. Eram conhecidos, antigamente, como Carijó ou Carnijó e não se conhece o tempo da sua existência. A origem do nome Fulni-ô é muito antiga. Significa “povo da beira do rio” e está relacionada com o rio Fulni-ô que corre ao longo da aldeia de Águas Belas.

Os índios têm convívio diário com os não-índios, são todos bilíngues, se vestem como os brancos, mas não perderam sua identidade. São os únicos indígenas do Nordeste brasileiro que mantêm viva a sua língua nativa a Yaathe (ou Yathê).

A língua Yaathe, que significa “nossa boca, nossa fala, nossa língua” é oral, não possui cartilha. É aprendida pelos índios em casa com os familiares, no convívio doméstico e, segundo a professora Alieta Rosa, por intermédio de uma escola bilíngue que a aldeia possui. Inclusive, existe um livro com o registro gramatical da língua.

E assim fomos caminhando… Foi mais de duas horas de subida por um varedo que já é caminho de roça para moradores da região. Na verdade, fomos trilhando por um vale, entre as serras do Comunaty e das Palmeiras.

Pausa. E não foi somente uma vez não. O cansaço físico chegou a bater, porém, o entusiasmo era desenfreado pela beleza natural que nos cercava.

Todos os dez trilheiros superaram seus limites, do físico ao emocional. Um trilha considerada de complexidade, devido o tipo de solo acidentado que enfrentamos. A região de muitas nascente e com um potencial de fruticultura enorme, porém, sem ser bem administrada.

Diz relatos históricos que o Ouricuri é um retiro religioso secreto, realizado anualmente nos meses de setembro, outubro e novembro, onde não é permitida a entrada de não-índios (mesmos os que têm qualquer tipo de parentesco com os Fulni-ô), pois é um espaço sagrado para eles. Durante esse período os indígenas se mudam para a outra aldeia, também chamada Ouricuri, distante cerca de cinco quilômetros do local onde habitam, levando quase tudo que têm, até os bichos de criação.

Quanto mais entrávamos no Vale, mais tínhamos uma vista panorâmica sensacional da cidade de Águas Belas. No caminho, acompanhado de um morador da região, fomos conhecendo muito tipo de planta medicinal, um verdadeiro laboratório de aprendizagem ao ar livre.

Os índios Fulni-ô utilizam para curar doenças muitas plantas que sobreviveram ao desmatamento. Possuem um Centro Fitoterápico de Reprodução de Mudas e Essências Medicinais, mantido com o apoio da Fundação Nacional da Saúde e da Unesco, onde são cultivadas várias plantas que servem como remédios populares distribuídos na aldeia.

AGUARDEM A PRÓXIMA REPORTAGEM!

PATROCINADORES

COMERCIO

BOMCONSELHO

Mais sobre:

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

MOURA CONTABILIDADE

REDE BRASILEIRA DE BLOGUEIROS DE VIAGEM

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

PUBLICIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA