TRILHA ECOLÓGICA: O AMANHECER ENTRE AS SERRAS DO COMUNATY E DAS PALMEIRAS EM ÁGUAS BELAS

Por Cláudio André, publicado em 25 de março de 2020

Publicidade

Caminhar é preciso. A trilha rumo a Caverna do Reino Encantado distante mais de 12 km do centro da cidade de Águas Belas, foi uma grande aprendizagem para todos os trilheiros, onde superar o seu próprio limite físico foi o grande desafio.

O dia foi amanhecendo, a caminhada apenas começando e fui registrando cada momento. Um verdadeiro presente para nossos olhos.

Fomos olhando o raiar do dia pelo lado oposto da serra das Palmeiras, há poucos metros do centro da cidade de Águas Belas – terra dos índios Funiô, ou “povo da beira do rio”.

Antônio, Fernanda, Tamyles, Jonas, Claudio e Cézar… Pela imagem é como se já nos conhecêssemos há bastante tempo, porém, eu, era o mais recente da turma. Todos com uma única paixão, a natureza.

Saímos de uma altitude de 541 metros e chegamos ao ponto mais alto que marcou 740 metros. Foram mais de 02 horas de subida por uma estrada de cascalho, barro, pouco de areia e entre duas serras.

Não existe trilha ecológica sem emoção, sem aventura, sem perde-se do caminho, sem contato com vegetações diferentes. Enquanto caminhávamos, podíamos escutar o som da água que desciam das nascente por uma encanação até a cidade…

E fomos andando e de um lado estava a exuberância da serra do Comunaty e do outro lado a serra das Palmeiras. A região onde está situada a cidade de Águas Belas era habitada, originalmente, pelos índios tupiniquins, que teve sua tribo unificada com a tribo Carnijós, que residia nas imediações da Serra dos Cavalos.

A riqueza da fauna e da flora é um espetáculo natural, mas durante o percusso que fizemos, pudemos observar o quanto ainda existe de desmatamento.

Entre as serras das Palmeiras e Comunaty fomos caminhando e tendo uma vista panorâmica da cidade de Águas Belas.

Conta a história que a denominação Águas Belas surgiu quando o Ouvidor Jacobina, durante uma viagem, encontrou no local água potável de excelente qualidade e teria falado: “Águas Belas, as desta povoação que a chamam de Ipanema, quando lhe deviam chamar, antes, Águas Belas”.

Desmembrado do município de Buíque, em 13 de junho de 1871, tornando-se emancipada politicamente. Águas Belas foi elevada à categoria de cidade a 24 de maio de 1904 (naquela época, as vilas tornavam-se emancipadas politicamente, para depois serem elevadas a categoria de cidade).

A cidade de Águas Belas está a uma altitude de 376 metros. Subimos por um vale onde a riqueza na produção de fruticultura é vista ao longe.

As terras indígenas foram demarcadas em 1875, embora os conflitos pela terra não tenham sido completamente sanados, entretanto, é necessário a re-demarcação. Em 2010, a FUNAI esteve em Águas Belas para iniciar o processo de re-demarcação, entretanto, o processo ainda se encontra em fase e identificação. A cidade de Águas Belas encontra-se dentro da reserva indígena. Foram construídas dentro da reserva edificações, como a rodovia 423, que corta o lote dos índios pela metade.

Nessa primeira reportagem, fizemos questão de mostrar um pouco de uma trilha inesquecível e cheia de histórias e causos. O nosso destino foi a Caverna do Reino Encantado, que nas próximas reportagens contaremos tudo o que vimos pelo trecho de caminhada. Em síntese, foi uma trilha bruta.

PATROCINADORES

O POETA

PARA SUA CRIANÇA

COMERCIO

BOMCONSELHO

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

MOURA CONTABILIDADE

REDE BRASILEIRA DE BLOGUEIROS DE VIAGEM

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

PUBLICIDADE