TRILHA ECOLÓGICA: O AMANHECER ENTRE AS SERRAS DO COMUNATY E DAS PALMEIRAS EM ÁGUAS BELAS

Por Cláudio André, publicado em 25 de março de 2020

Caminhar é preciso. A trilha rumo a Caverna do Reino Encantado distante mais de 12 km do centro da cidade de Águas Belas, foi uma grande aprendizagem para todos os trilheiros, onde superar o seu próprio limite físico foi o grande desafio.

O dia foi amanhecendo, a caminhada apenas começando e fui registrando cada momento. Um verdadeiro presente para nossos olhos.

Fomos olhando o raiar do dia pelo lado oposto da serra das Palmeiras, há poucos metros do centro da cidade de Águas Belas – terra dos índios Funiô, ou “povo da beira do rio”.

Antônio, Fernanda, Tamyles, Jonas, Claudio e Cézar… Pela imagem é como se já nos conhecêssemos há bastante tempo, porém, eu, era o mais recente da turma. Todos com uma única paixão, a natureza.

Saímos de uma altitude de 541 metros e chegamos ao ponto mais alto que marcou 740 metros. Foram mais de 02 horas de subida por uma estrada de cascalho, barro, pouco de areia e entre duas serras.

Não existe trilha ecológica sem emoção, sem aventura, sem perde-se do caminho, sem contato com vegetações diferentes. Enquanto caminhávamos, podíamos escutar o som da água que desciam das nascente por uma encanação até a cidade…

E fomos andando e de um lado estava a exuberância da serra do Comunaty e do outro lado a serra das Palmeiras. A região onde está situada a cidade de Águas Belas era habitada, originalmente, pelos índios tupiniquins, que teve sua tribo unificada com a tribo Carnijós, que residia nas imediações da Serra dos Cavalos.

A riqueza da fauna e da flora é um espetáculo natural, mas durante o percusso que fizemos, pudemos observar o quanto ainda existe de desmatamento.

Entre as serras das Palmeiras e Comunaty fomos caminhando e tendo uma vista panorâmica da cidade de Águas Belas.

Conta a história que a denominação Águas Belas surgiu quando o Ouvidor Jacobina, durante uma viagem, encontrou no local água potável de excelente qualidade e teria falado: “Águas Belas, as desta povoação que a chamam de Ipanema, quando lhe deviam chamar, antes, Águas Belas”.

Desmembrado do município de Buíque, em 13 de junho de 1871, tornando-se emancipada politicamente. Águas Belas foi elevada à categoria de cidade a 24 de maio de 1904 (naquela época, as vilas tornavam-se emancipadas politicamente, para depois serem elevadas a categoria de cidade).

A cidade de Águas Belas está a uma altitude de 376 metros. Subimos por um vale onde a riqueza na produção de fruticultura é vista ao longe.

As terras indígenas foram demarcadas em 1875, embora os conflitos pela terra não tenham sido completamente sanados, entretanto, é necessário a re-demarcação. Em 2010, a FUNAI esteve em Águas Belas para iniciar o processo de re-demarcação, entretanto, o processo ainda se encontra em fase e identificação. A cidade de Águas Belas encontra-se dentro da reserva indígena. Foram construídas dentro da reserva edificações, como a rodovia 423, que corta o lote dos índios pela metade.

Nessa primeira reportagem, fizemos questão de mostrar um pouco de uma trilha inesquecível e cheia de histórias e causos. O nosso destino foi a Caverna do Reino Encantado, que nas próximas reportagens contaremos tudo o que vimos pelo trecho de caminhada. Em síntese, foi uma trilha bruta.

PATROCINADORES

O POETA

PARA SUA CRIANÇA

COMERCIO

BOMCONSELHO

Mais sobre:

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

REDE BRASILEIRA DE BLOGUEIROS DE VIAGEM

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

SEDUÇÃO CAMISARIA

MOURA CONTABILIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA

MALHARIA COLATINO

BIO FITNESS ACADEMIA

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

PUBLICIDADE