TURISMO ECOLÓGICO: A PRAIA DO SOBRADO E O VELHO CHICO O QUE ELES TEM EM COMUM

Por Cláudio André, publicado em 12 de março de 2020

Publicidade

A praia do Sobrado é um local quase deserto. A comunidade mais próxima, o assentamento da Associação dos Beneficiários do Projeto Dr. Miguel Arraes de Alencar-ABAMA, projetado pelo INCRA, luta para estabelecer no local os produtores rurais expulsos dos Sítios Mundo Novo, Lagoinha, Barrocão, Barriguda e Piancó, áreas desapropriadas pela FUNAI.

De um lado a Bahia, do outro lado, Pernambuco. A praia deserta de Sobrado fica distante 35 km da rodovia que da acesso ao município de Floresta/PE. A estrada toda de cascalho, mas que se consegue chegar tranquilamente. Valeu todo o esforço para se chegar nesse paraíso.

A implantação do projeto de beneficiamento dos moradores de uns assentamentos próximos se arrasta há quase uma década sem que nenhuma casa tenha sido construída. Ainda há casas de barro em pleno século XXI.

Não tem como não fazer uma meditação, uma reflexão com tanta beleza e contraste ao mesmo tempo. O velho Chico por onde passa, nos seus mais de 2 mil km de percusso da nascente a sua foz em Alagoas, deixa beleza por todos os lados.

O rio São Francisco impõe respeito. Quem tenta desafia-lo, não se da bem. Cada trecho do rio é cheio de mistérios.

As formações rochosas de arenito e contraste com a vegetação que ficam as margens do Velho Chico, deixa o cenário ainda mais bonito.

Areia fina, vermelha, se junta ao som do vento e o balanço da água, nos faz crer que somente o Criador do Universo é que teve esse poder de deixar esse cenário natural ainda mais misterioso…

Como foi parar no dentro do rio uma formação rochosa de arenito com uma altitude de aproximados 400 metros? Como a água do rio que tem mais de 500 anos de descoberta não conseguiu desmoronar tal formação?

Adoro estar que bem calango, subindo serra, descendo serra, entrando em caverna, conhecendo atrativos turísticos sensacionais. Interessante, que antes de chegar a esse local, passamos por fazendas produtoras de cocos e uma comunidade indígena.

Pude observar nessa visita a praia do Sobrado praticamente a inexistência de lixo acumulado. Acredito que um trabalho de conscientização colaborou com o raciocínio lógico dos visitantes.

Ficar abismado com tamanha obra Divina não é de se assustar, mas entender que o mundo é grande. A natureza foi nos dada de presente e que a nossa responsabilidade é preserva-la. Foi assim que analisei enquanto olhava para o horizonte da praia de Sobrado.

Não é todo dia que você pode estar num lugar assim. Não é todo dia que você ter um habitat assim, a não ser que eu resolva me mudar para lá…

O município de Petrolândia é reconhecidamente rico em potencialidades turísticas, tem grandes atrativos e já existe um plano estratégico para estruturá-lo e tornar a cidade mais receptiva, preparada para receber o fluxo de turistas e novos empreendimentos, mas o que percebi é que existe uma carência de pessoas preparadas, instruídas na área do turismo para atender a grande demanda.

Cheguei na praia do Sobrado por que gosto, me identifico com aventuras desse tipo. Foi no para aqui e acolá para pedir informações com moradores da região, que chegamos ao itinerário desejado. Hoje, já conheço suas rotas e desvios para chegar nesse paraíso de novo.

A praia do Sobrado recebe esse nome por que existe um sítio com o mesmo nome e por estar nas redondezas, tudo ficou com esse nome. Quais as maiores dificuldades para chegar nesse paraíso escondido no sertão de Pernambuco? A falta de sinalização. Centro do turista fechado, a partir daí foi no boca a boca que fizemos nosso roteiro. Temperatura escaldante acima dos 35 graus (pelo menos no dia que fui). A falta de guias para recepcionar os turistas. Quando chega na cidade de Petrolândia/PE, você não encontra placas educativas sinalizando a existência de atrativos turísticos, mesmo os mais conhecidos.

PRAIA DO SOBRADO

Mas de qualquer maneira, valeu todo meu esforço para conhecer pelo menos dois atrativos, Ilha de Rarrá e Praia do Sobrado. Senti que o poder público local ainda não avançou nesse aspecto, pelo menos nos dias que estive na cidade de Petrolândia, quer dizer, na nova cidade, que foi reconstruída há 32 anos, devido a construção da Barragem Hidrelétrica Luiz Gonzaga ou Barragem de Itaparica, como é mais conhecida. 

PATROCÍNIO

O POETA

PARA SUA CRIANÇA

Mais sobre:

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

REDE BRASILEIRA DE BLOGUEIROS DE VIAGEM

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

MOURA CONTABILIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

PUBLICIDADE