PÃO DE AÇÚCAR: ENTRE SERGIPE E ALAGOAS HÁ O PARAÍSO DA ÁGUA DOCE

Por Cláudio André, publicado em 11 de março de 2020

Por um ângulo diferenciado você visualiza o Velho Chico que nasce nas terras mineiras e se finda no encontro com o Oceano Atlântico. Quando passa por Pão de Açúcar deixa seu rastro de beleza.

A carcaça de um fusca já foi o suficiente para fazermos essa imagem. A orla do Velho Chico em Pão de Açúcar estar mais bonita, proporcionando aos turistas mais comodidade.

Pão de Açúcar é uma cidade de Estado do Alagoas. Os habitantes se chamam pão-de-açucarenses. O município se estende por 683 km² e contava com 23 811 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 34,9 habitantes por km² no território do município.

Pão de Açúcar se situa a 22 km a Sul-Oeste de São José da Tapera a maior cidade nos arredores.
O município está situado a 85 metros de altitude, vizinho dos municípios de PalestinaBelo Monte e Poço Redondo/Sergipe.

Quem vai a Pão de Açúcar vai em busca de sossego. Por lá você encontra próximo a orla vários quiosques e barzinhos que servem a famosa peixada acompanhada de um delicioso pirão.

Em Pão de Açúcar há uma colônia de pescadores que sobrevivem da pesca e do transporte de pessoas, pois o rio divide os estados de Alagoas e Sergipe.

Já lugares com profundezas que beiram os 100 metros no tempo que o rio está com muita água, porém, há um contraste, onde um banco de areia que vai de 800 metros de largura até 1,5 km. No tempo de muita seca, a única balça que faz o transporte de veículos pesados, veículos pequenos e transeuntes, tem dificuldade em atracar.

Em uma parte da orla passou por melhorias, porém o lixo é visível, afastando ainda mais o turista.

Pão de Açúcar por natureza é uma cidade turística, mas falta mais infraestrutura para alavancar o número de visitantes na cidade.

O município tem uma estrutura ainda acanhada para o turismo, principalmente os bancos de areia que se formam no leito do rio São Francisco, conhecidos como “prainha”, recebem muitos turistas nos finais de semana, vindos de municípios vizinhos em AlagoasBahia e Sergipe, gerando assim uma fonte de circulação real.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), referentes ao período de 1977 a 1980, 1986 a 1989 e a partir de 1995, a menor temperatura registrada em Pão de Açúcar foi de 12,3 °C em 3 de agosto de 1997, a maior atingiu 42,8 °C em 26 de novembro de 2015. O maior acumulado de precipitação em 24 horas foi de 101 milímetros (mm) em 28 de julho de 1997. Janeiro de 2004, com 412,4 mm, foi o mês de maior precipitação.

O recanto é um ponto de encontro de amigos, turistas, banhistas e de todos aqueles procuram um refúgio de lazer aos finais de semana.

PATROCÍNIO

O POETA

PARA SUA CRIANÇA

Mais sobre:

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

REDE BRASILEIRA DE BLOGUEIROS DE VIAGEM

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

SEDUÇÃO CAMISARIA

MOURA CONTABILIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA

MALHARIA COLATINO

BIO FITNESS ACADEMIA

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

PUBLICIDADE