PÃO DE AÇÚCAR: ENTRE SERGIPE E ALAGOAS HÁ O PARAÍSO DA ÁGUA DOCE

Por Cláudio André, publicado em 11 de março de 2020

Publicidade

Por um ângulo diferenciado você visualiza o Velho Chico que nasce nas terras mineiras e se finda no encontro com o Oceano Atlântico. Quando passa por Pão de Açúcar deixa seu rastro de beleza.

A carcaça de um fusca já foi o suficiente para fazermos essa imagem. A orla do Velho Chico em Pão de Açúcar estar mais bonita, proporcionando aos turistas mais comodidade.

Pão de Açúcar é uma cidade de Estado do Alagoas. Os habitantes se chamam pão-de-açucarenses. O município se estende por 683 km² e contava com 23 811 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 34,9 habitantes por km² no território do município.

Pão de Açúcar se situa a 22 km a Sul-Oeste de São José da Tapera a maior cidade nos arredores.
O município está situado a 85 metros de altitude, vizinho dos municípios de PalestinaBelo Monte e Poço Redondo/Sergipe.

Quem vai a Pão de Açúcar vai em busca de sossego. Por lá você encontra próximo a orla vários quiosques e barzinhos que servem a famosa peixada acompanhada de um delicioso pirão.

Em Pão de Açúcar há uma colônia de pescadores que sobrevivem da pesca e do transporte de pessoas, pois o rio divide os estados de Alagoas e Sergipe.

Já lugares com profundezas que beiram os 100 metros no tempo que o rio está com muita água, porém, há um contraste, onde um banco de areia que vai de 800 metros de largura até 1,5 km. No tempo de muita seca, a única balça que faz o transporte de veículos pesados, veículos pequenos e transeuntes, tem dificuldade em atracar.

Em uma parte da orla passou por melhorias, porém o lixo é visível, afastando ainda mais o turista.

Pão de Açúcar por natureza é uma cidade turística, mas falta mais infraestrutura para alavancar o número de visitantes na cidade.

O município tem uma estrutura ainda acanhada para o turismo, principalmente os bancos de areia que se formam no leito do rio São Francisco, conhecidos como “prainha”, recebem muitos turistas nos finais de semana, vindos de municípios vizinhos em AlagoasBahia e Sergipe, gerando assim uma fonte de circulação real.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), referentes ao período de 1977 a 1980, 1986 a 1989 e a partir de 1995, a menor temperatura registrada em Pão de Açúcar foi de 12,3 °C em 3 de agosto de 1997, a maior atingiu 42,8 °C em 26 de novembro de 2015. O maior acumulado de precipitação em 24 horas foi de 101 milímetros (mm) em 28 de julho de 1997. Janeiro de 2004, com 412,4 mm, foi o mês de maior precipitação.

O recanto é um ponto de encontro de amigos, turistas, banhistas e de todos aqueles procuram um refúgio de lazer aos finais de semana.

PATROCÍNIO

O POETA

PARA SUA CRIANÇA

Mais sobre:

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

REDE BRASILEIRA DE BLOGUEIROS DE VIAGEM

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

MOURA CONTABILIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

PUBLICIDADE