PRAIA DO SOBRADO – A NATUREZA EM SEU GROSSO MODO ÀS MARGENS DO VELHO CHICO

Por Cláudio André, publicado em 8 de março de 2020

Há praia do Sobrado é praticamente deserta, fica há 35 km da rodovia estadual que da acesso a cidade de Floresta. Nesse lugar, que ainda está começando a ser explorado, é coberto de pura vegetação arbustiva de caatinga. O trecho para chegar lá não tem sinalização, é necessário parar nas poucas residências que você encontrar estar perguntando se a rota que você ta seguindo é  a correta.

As formações rochosas de arenito esculpidas pelo vento e a água entre plantas nativas da caatinga, embeleza ainda mais o ambiente. Nos arredores há várias fazendas de coco, pois somente o serviço de irrigação faz colaborar com a produção.

Vale todo o esforço para se chegar nesse lugar. Como teve um empresário que comprou terras para construir uma pousada, não tenha dúvidas que a infraestrutura seja melhorada, a começar pelo acesso. É uma verdadeira aventura chegar até lá.

Uma mistura de argila com vegetação e a água represada da barragem hidrelétrica Luiz Gonzaga faz da praia de água doce um lugar que a única companhia é a natureza. A formação rochosa de arenito supera as intempéries do tempo há milhares de anos.

O sedimento vermelho que você ver é a parte mais rasa do rio São Francisco. formações rochosas contrastando com os tons vivos da areia e da água, o caminho até lá segue, em boa parte, pela estrada (de terra) conhecida como Cinturão Verde, onde ficam diversas fazendas produtoras de frutas. Assim, durante quase toda a viagem é possível conhecer um pouco da origem da força da economia local.

Percebam que a argila vermelha quando se mistura com a água corrente deixa o cenário ainda mais bonito. Recomendo que quem for conhecer esse local, não deixe lixo acumulado. O habitat natural de pequenos animais precisa ser cuidado. A natureza no seu jeito mais natural é o que você vai vivenciar o tempo que permanecer.

No horizonte ficam as serras já próximas de Jatobá, Paulo Afonso e Glória, ambos no lado da Bahia. O Sertão já virou mar. Pelo menos em Petrolândia, às margens do Velho Chico, no Sertão pernambucano. Há cerca de 30 anos, a velha cidade foi inundada para dar lugar à Usina Luiz Gonzaga. Hoje existe uma verdadeira cidade submersa e belezas naturais pouco exploradas – e com um potencial enorme para a interiorização do turismo.

Situada a 341 km de Petrolina (PE), a cidade de Petrolândia (PE) é um destino obrigatório para quem deseja conhecer as belezas do Vale do São Francisco. Localizada nas margens do Velho Chico, onde é formada a Represa de Itaparica (também conhecida como Represa Luiz Gonzaga) e onde fica a Usina Hidrelétrica de Itaparica (ou Luiz Gonzaga), Petrolândia oferece muitas possibilidades de lazer tanto em terra quanto na água.

Curtir a natureza em alto estilo num tem coisa melhor. Interessante, que á água cristalina que beira o rio é aquecida pelos raios solares. Quando você vai adentrando, vai conseguindo sentir uma água mais fria e relaxante.

Petrolândia possui uma economia muito baseada na agricultura – o município é o maior produtor de coco verde do estado de Pernambuco – e também no turismo. Entre as principais atrações turísticas da cidade estão o Serrote do Padre, onde uma trilha leve conduz à uma elevação rochosa de onde se tem uma vista encantadora da represa.

Outro atrativo turístico é a Serrota, um mirante urbano com vista tanto para a cidade quanto para a represa. Já a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, semi-submersa desde 1988.  A Ilha de Rarrá e a Praia do Sobrado são dois atrativos que merecem um olhar especial pelo poder público. Quando cheguei na cidade o Centro de Informações ao Turista estava de portas fechadas, sinal que não existe uma definição de horário de funcionamento, até por que aos finais de semana tem mais turistas. Outro local que merece ter uma melhor infraestrutura é o local de embarque e desembarque nos catamarãs.

Em vídeo já publicado aqui conto toda minha experiência dessa aventura que foi chegar a Ilha de Rarrá e Praid de Sobrado. Ficamos na dúvida se a praia do Sobrado é pública ou propriedade privada. Bom, como o local de acesso foi comprado por um empresário, então em breve tudo será privatizado até o acesso ao rio que é da Federação.

A vida de repórter tem essas vantagens, depois de muito suor, poeira e aventura pela caatinga, fui recompensado com essa beleza natural. Um pouco mais a frente por trás do morro de arenito, tem o resto de uma ponte que no passado agilizava a travessia entre Petrolândia (PE) e Nova Glória (BA). Apenas um pedaço da ponte ainda aparece dentro do rio, a maior parte estar submersa.

A fauna e a flora é protegida por que há pelo menos duas placas sinalizando a proibição de caça e pesca. É comum você encontrar répteis e outros tipos de animais rastejantes. Com relação a pássaros, há uma diversidade de tipos, inclusive, casaca de couro.

Acampar nesse lugar é uma grande experiência. A praia de Sobrado toda sua formação rochosa de arenito onde as geoformas são resultados do vento e da água. O arenito é um tipo de rocha sedimentária de origem detrítica formada de grãos agregados por um cimento natural silicoso, calcário ou ferruginoso que comunica ao conjunto em geral qualidades de dureza e compactação; é us. como material de construção, pavimentação etc.

AGUARDEM A PRÓXIMA REPORTAGEM!

PATROCÍNIO

Mais sobre:

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

REDE BRASILEIRA DE BLOGUEIROS DE VIAGEM

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

SEDUÇÃO CAMISARIA

MOURA CONTABILIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA

MALHARIA COLATINO

BIO FITNESS ACADEMIA

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

PUBLICIDADE