OS TOPÔNIMOS DO RIO SÃO FRANCISCO E OS SEGREDOS DA ILHA DE RARRÁ ENTRE BAHIA E PERNAMBUCO

Por Cláudio André, publicado em 4 de março de 2020

Publicidade

Quem for a ilha de Rarrá por Nova Glória (BA) ou Petrolândia (PE), vai poder encontrar nesse lugar de paz e sossego, apenas dois barulhos, o balanço da água e o sopro do vento. Ah, a contemplação é exclusivamente, sua.

A calmaria da água, o canto dos pássaros, fazem da ilha de Rarrá, cenário ideal para meditar, ler bons livros, ouvir músicas de qualidade, refletir, encontrar-se consigo mesmo.

Por essa imagem, você percebe a demarcação da profundidade do rio, pois é uma água represada pela barragem hidroelétrica Luiz Gonzaga ou de Itaparica, como é mais conhecida.

A parte mais clara é raso, a parte mais escura a profundidade é a partir de 20 metros. Geralmente, nesse meio a meio você encontra vários tipos de aves que sabem mais do que ninguém pescar pequenos peixes, como por exemplo, aquela ave chamada de “mergulhão”.

Percebam que nessa imagem também feita por mim, algumas raízes e troncos de árvores, ficam praticamente encobertas por uma camada fina de areia, justamente deslocada pelo vento.

Esse lado que estou na imagem fica já no município de Nova Glória/BA, mas quando se sobe as dunas, já fico do lado de Petrolândia/PE.

Encontrei duas lindas rochas cravadas nas dunas, uma rocha sedimentar fossilizada, outra, sedimentar com pinturas rupestres.

O estudo que fiz na região encontramos fragmentos da existência do homem pré-histórico que habitaram essa região há pelo menos 09 e 12 mil anos. Há muito fóssil. Há vários formatos de rochas sedimentares.

rio São Francisco, popularmente conhecido por Velho Chico, é um dos mais importantes cursos d’água do Brasil e da América do Sul.

Quando você vai realizando a travessia, você visualiza no horizonte as camadas rochosas surgidas há milhões de anos, cobertas de pura vegetação arbustiva de caatinga.

O rio passa por cinco estados e 521 municípios, sendo sua nascente geográfica no município de Medeiros e sua nascente histórica na serra da Canastra, no município de São Roque de Minas, centro-oeste de Minas Gerais. O passeio de Catamarã custa 35 reais por pessoa, mas na ilha de Rarrá tem comida regional do jeito que você gosta.

Preocupação? Estresse? Eu? Num lugar assim? Tu acha que vou me preocupar com as dívidas? Por que tô liso? Ilha de Rarrá – lugar mágico, calmo, rico naturalmente. Viver é a melhor decisão que um ser humano pode tomar… Apenas viver… Euzinho, preocupado com o que os outros pensam? A resposta está na imagem…

Seu nome indígena é Opará ou Pirapitinga e também é carinhosamente chamado Velho Chico. Assim, fomos pesquisando e encontrando os Topônimos, de um rio que simplesmente nos da alegria, prazer, entusiamo e muitos ensinamentos.

O equilíbrio vem de dentro para fora. As emoções surgem do que vemos. O lugar quando não conhecemos devemos respeitar seus limites. Tudo isso aprendi, amadureci enquanto estava visitando e conhecendo a ilha de Rarrá, vaqueiro famoso da região sertaneja do Velho Chico.

AGUARDEM A PRÓXIMA REPORTAGEM!

PATROCÍNIO

Mais sobre:

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

MOURA CONTABILIDADE

REDE BRASILEIRA DE BLOGUEIROS DE VIAGEM

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

PUBLICIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA