PÔR DO SOL NA ILHA DE RARRÁ – UM ESPETÁCULO DA NATUREZA NO MEIO DO RIO SÃO FRANCISCO

Por Cláudio André, publicado em 27 de fevereiro de 2020

Publicidade

O que dizer de um pôr do sol desse numa ilha? O que dizer de um lugar onde quem fala mais alto é a natureza? Como não se inspirar num lugar que podemos dizer que estamos numa “ilha de pensamentos”?

O sol timidamente foi se escondendo, mas deixando um clarão amarelado que naturalmente a lente de minha câmera simplesmente num passou de um click para registrar esse pôr do sol na Ilha de Rarrá, onde uma parte é Pernambuco, outra parte, Bahia…

A estrutura para receber banhistas, turistas, amantes da natureza, na verdade, precisa ser melhorada, porém o atrativo natural, que é o Velho Chico, encobre qualquer falta… O ambiente é muito convidativo.

O entardecer foi se afunilando e tendo a minha frente um cenário de pescador… Canoa, rio, dunas e uma imaginação a flor da pele. Afinal, a Ilha de Rarrá naturalmente provoca em quem ver a natureza com os olhos da alma.

Um redário foi colocado para que o banho possa torna-se ainda mais interessante para os visitantes. N verdade, o movimento está entre 10 horas da manhã e se prolonga até no máximo 17 horas… A partir daí, só sossego e tranquilidade.

O entardecer vai deixando a ilha como um igarapé, onde natureza e ser humano preenche o espaço do outro. Como observação, é preciso mais placas educativas e um condutor de turismo recepcionando os turistas.

As dunas cobertas de vegetação arbustiva de caatinga, servem como refúgio para algumas espécies de animais e pássaros que embeleza a fauna e a flora da ilha.

A ilha de Rarrá fica no meio do rio São Francisco, mas para o lado do município de Glória, Bahia, porém o acesso é por Petrolândia, que há 30 anos foi inundada pelas águas represadas pela barragem de Itaparica e foi preciso ser reconstruída numa área acima do nível do rio.

A ilha de Rarrá tem esse nome em homenagem a um vaqueiro famoso, muito conhecido na região, pelo nome de Israel Gomes de Souza, mas seu apelido de Rarrá foi devido a rapidez dele na locomação de uma comunidade para outra… Quando procurava-o, diziam, Rá-foi, Rá-vem e ai pela sua esperteza, virou o Rarrá. Toda a área que está no leito do rio, o pertencia, que diante da sua morte em 2018, ficou para o comando da família.

O rio São Francisco é um mundo d’água… A ilha de Rarrá seria um mundo de oportunidades. O banco de areia que se forma em dunas, misturada com vegetação de caatinga, rodeado de água, muita água, é cenário para fazer qualquer filme, minissérie…

Essa ondulação na areia é provocada pelo vento. Na verdade, como o vento sai do lado leste da ilha, está provocando um deslocamento da areia e enterrando as partes rasas para banho. Se não se criar um mecanismo para desviar a rotação do vento, muito em breve a ilha terá consequência na área que é rasa e serve de banho para os turistas…

Há uma disputa entre os municípios de Glória (BA) e Petrolândia (PE) por causa da jurisdição de localização da Ilha de Rarrá, pois fica no meio do rio, justamente na limítrofe dos dois estados.

Curioso como sou, fui aproveitando o pôr do sol. Fui vendo as marcas deixadas por animais que existem na ilha, tipo, lobo-guará, raposa, alguns tipos de cobras e uma variedade em aves silvestres, sem contar com a beleza das plantas nativas puramente da caatinga. Uma experiência incrível.

Com um arco de 8 KM de extensão territorial, uma das coisas que torna o esse paraíso ainda mais especial, é o fato de não ser habitado, e para chegar lá, os visitantes devem seguir pela rodovia BA-210. Mas a rota mais procurada é por Petrolândia, pois dispõe de 03 catamarãs com a capacidade que varia de 20 a 60 pessoas. Na imagem acima está a cidade de Petrolândia.

De catamarã o percusso é de aproximados 12 km entre o ponto de embarque em Petrolândia, até a chegada na ilha de Rarrá. O catamarã anda a uma velocidade de 18 (nós) ou 33 km/h. A média do passeio somente de ida é aproximadamente 1 hora. Vale apena essa aventura!

Ao chegar na Ilha de Rarrá você vai encontrar “esses sorrisos” de pessoas felizes. Gaga, Tony e Júlia, que orientam como é acampar, como é alimentar-se e sentir em casa.

Equipe do restaurante da Ilha de Rarrá da esquerda para a direita: Ana Estela, Micaela, Tacinara, Júlia e Tony. São pessoas simples, atenciosas, preparam a alimentação com todo o carinho. O peixe acompanhado de verdura, batata frita, arroz, etc., tudo feito na hora, além da cerveja bem gelada. Quem vai uma vez quer voltar sempre. Recomendo.

NA PRÓXIMA REPORTAGEM CONTO MAIS!

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS

Sindicato dos Radialistas de Pernambuco (Jefson Fittipald),  Premol (Rolemberg), Marcos Guedes, Zé Padilha, Edézio Ferreira, vereador Adriano Campos, Alexandre Tenório e Farmácia Dehon/Petrolândia na pessoa de Glayce Azevedo e CDL/Bom Conselho.

Mais sobre:

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

REDE BRASILEIRA DE BLOGUEIROS DE VIAGEM

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

MOURA CONTABILIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

PUBLICIDADE