A PEDRA MONTADA DE ÁGUAS BELAS – UM ATRATIVO TURÍSTICO NO MEIO DA CAATINGA

Por Cláudio André, publicado em 29 de janeiro de 2020

Mesmo com apenas uma nuvem passageira já é o suficiente para deixar o cenário modificado, com cores, com mais vida. Formações rochosas por todos os lados e uma vegetação arbustiva e rala. Não é recomendável andar por essa região descalço ou de chinelo devido a irregularidade do solo arenoso.

O animismo é usado na antropologia da religião como um termo para o sistema de crenças de alguns povos tribais indígenas, especialmente antes do desenvolvimento de religiões organizadas. Apesar de cada cultura ter suas próprias mitologias e rituais diferentes, “animismo” é um termo usado para descrever o segmento mais comum e fundacional das perspectivas espirituais ou sobrenaturais dos povos indígenas.

Rocha é um agregado sólido que ocorre naturalmente e é constituído por um ou mais minerais ou mineraloides. A camada externa sólida da Terra, conhecida por litosfera, é constituída por rochas. A rocha mais antiga da Terra, uma lasca de 2 centímetros coletada pelos astronautas da Apollo na Lua, é um fragmento de 4 bilhões de anos.

O estudo científico das rochas é chamado de petrologia, um ramo da geologia. Os termos populares pedra e calhau se referem a pedaços ou fragmentos soltos de rochas. Para ser considerada como uma rocha, esse agregado tem que ter representatividade à escala cartográfica (ter volume suficiente) e ocorrer repetidamente no espaço e no tempo, ou seja, o fenômeno geológico que forma a rocha ser suficientemente importante na história geológica para se dizer que faz parte da dinâmica da Terra.

Por que não aparecer nas imagens? Por que não se encantar com tanta beleza natural? Por que não cultuar a generosidade do Criador para conosco?

As rochas podem ser classificadas de acordo com sua composição química, sua forma estrutural, ou sua textura, sendo mais comum classificá-las de acordo com os processos de sua formação. Pelas suas origens ou maneiras como foram formadas, as rochas são classificadas como ígneassedimentares, e rochas metamórficas. A Pedra Montada passou pelo processo do intemperismo há milhares de anos.

Observem que nos arredores desse bloco rochoso há uma camada sobre o solo de minúsculas rochas com as mais variadas cores… Em síntese, com o intemperismo essas pequenas rochas se compactam, se misturam e podem se transformar numa única. Tudo leva-se muito tempo para ficar desse jeito.

A camada avermelhada na parte superior da rocha, são microorganismos identificados por líquens (purificadores do ar), que ficam impregnados em rochas, árvores, terra, plantas…

Os liquens (camada vermelha) são seres vivos muito complexos que constituem uma simbiose de um organismo formado por um fungo e uma alga ou cianobactéria.

Conta a história que a denominação Águas Belas surgiu quando o Ouvidor Jacobina, durante uma viagem, encontrou no local água potável de excelente qualidade e teria falado: “Águas Belas, as desta povoação que a chamam de Ipanema, quando lhe deviam chamar, antes, Águas Belas”. Desmembrado do município de Buíque, em 13 de junho de 1871, tornando-se emancipada politicamente. Águas Belas foi elevada à categoria de cidade a 24 de maio de 1904 (naquela época, as vilas tornavam-se emancipadas politicamente, para depois serem elevadas a categoria de cidade).

Pesquisando, descobri que em grande parte devido a essas discrepâncias etnolinguísticas e culturais, existe um debate sobre se o animismo refere-se a uma ampla crença religiosa ou a uma religião de pleno direito. A definição atualmente aceita de animismo só foi desenvolvida no final do século XIX por sir Edward Tylor, que criou-a como “um dos primeiros conceitos da antropologia, se não o primeiro”.

O animismo abrange a crença de que não há separação entre o mundo espiritual e o mundo físico (ou material), e de que existem almas ou espíritos, não só em seres humanos, mas também em alguns outros animais, plantas, rochas, características geográficas (como montanhas ou rios) ou em outras entidades do meio ambiente natural, como o trovão, o vento e as sombras.  Em resumo, cada um acredita no que bem entender…

Adora a rocha? Não. Agradecendo ao Criador do Universo por uma obra singular? Sim. Foi como me comportei diante dessa obra da natureza, mesmo que haja explicação geologicamente. Usei o ritual do animismo (do termo latino animus, “almavida“) é a cosmovisão em que entidades não humanas (animaisplantas, objetos inanimados ou fenômenos) possuem uma essência espiritual, para agradecer ao Criador por esse atrativo turístico.

Águas belas possui uma área de 887,56 km². Fica a aproximadamente a 303 km de Recife. O município está incluso na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca. São vários atrativos que os mais de 42 mil habitantes podem usufruir.

Essa foi minha passagem pela região do povoado de Curral Novo. Essa foi minha andança pelo sítio Poço. Realizei um desejo, conhecer a Pedra Montada. Compartilho com todos esses novos conhecimentos. Recomendo aventurar-se por essa região do agreste meridional de Pernambuco. Na próxima reportagem, falarei sobre o sítio arqueológico Morro do Angu.

Agradeço aos patrocinadores dessa nova aventura ecológica. Aos amigos, Marcos Guerra, Rogério Bezerra, Alan Turismo, Jaldemo da Elétrica e Arnóbio Gomes, muito obrigado.

Mais sobre:

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

REDE BRASILEIRA DE BLOGUEIROS DE VIAGEM

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

SEDUÇÃO CAMISARIA

MOURA CONTABILIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA

MALHARIA COLATINO

BIO FITNESS ACADEMIA

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

PUBLICIDADE