PEDRA MONTADA – REGIÃO DA BACIA SEDIMENTAR NO PLANALTO DA BORBOREMA

Por Cláudio André, publicado em 26 de janeiro de 2020

Publicidade

Fazer reportagem, contar histórias, conhecer novos lugares, pessoas, culturas diferentes, assim está sendo nossa saga pelo semiárido brasileiro.

A pedra Montada localizada na zona rural do município da Pedra, é um grande atrativo turístico, porém, inexplorado.

Todo o nosso trabalho é compartilhado gratuitamente pelas nossas redes sociais. Quem passar pela BR-424, sentido sertão pernambucano, irás encontrar há 100 metros uma formação rochosa granítica no meio de vegetação de caatinga.

Ao lado do amigo GUI, estivemos desvendando os mistérios e histórias que rondam a região da Pedra Montada.

São mais de 550 metros de altura. De cima uma vista panorâmica da cordilheira existente na região que engloba os municípios de Venturosa, Pedra, Alagoinha, Pesqueira e Arcoverde.

O céu é o limite. Já ultrapassamos as 100 trilhas ecológicas. Em todas as viagens buscamos entender toda situação geográfica e cultural.

O mapa geológico de Pernambuco é extenso. Estuando-o, descobrimos a particularidade de cada região que ocupa os 185 municípios do estado.

Fiz essa imagem quando estava às margens da rodovia federal BR-424, distante desse atrativo turístico uns 2 mil metros em linha reta.

Por esse ângulo podemos bem visualizar a intrigante inclinação dessa rocha granítica que deve pesar acima das 50 toneladas. Pergunta-se, como essa rocha foi parar nesse local e com tanta inclinação e que não desaba.

A rodovia federal BR-424 é uma das principais do estado que faz ligação do agreste meridional ao sertão. De longe ver a Pedra Montada pequenina, mas quando se estar por perto, você fica abismado com o seu tamanho natural.

Foi pela residência do senhor Agripino (sentado) que tivemos acesso a Pedra Montada. Trabalhador rural da região, seu Agripino, contou-nos histórias do sítio Lagoa do Meio, como vivem seus moradores e o que produzem.

Veja a dimensão dessa rocha granítica. Veja a escora que a sustenta em cima de uma outra rocha.

A pedra Montada está inclusa na Bacia Sedimentar do estado de Pernambuco que se estica até o estado da Paraíba.

Mesmo com o dia ensolarado, temperatura na casa dos 30 graus, pude me escorar na Pedra Montada e visualizar toda a cordilheira da região de Venturosa e Pedra. Interessante, que nesse lado que estava na sombra, a camada rochosa é bem fria… Enfim, valeu apena todo o esforço para chegar a esse atrativo turístico cravado na linha limítrofe do agreste meridional com o sertão pernambucano.

Aqui vai os agradecimentos aos apoiadores culturais, Marcos Guedes, Arnóbio Gomes, Rogério Bezerra, Alan Turismo e Jaldemo da Autoelétrica.

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

MOURA CONTABILIDADE

REDE BRASILEIRA DE BLOGUEIROS DE VIAGEM

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

PUBLICIDADE