PEDRA MONTADA E PEDRA FURADA – OS ATRATIVOS TURÍSTICOS DE VENTUROSA E DA PEDRA

Por Cláudio André, publicado em 21 de janeiro de 2020

Publicidade

A cada trilha descobrimos novos atrativos turísticos. Dessa vez, visitamos os municípios de Venturosa e Pedra. Na cidade da Pedra encontramos no sítio Lagoa do Meio uma linda formação rochosa com uma bela vista da cordilheira que se estende entre os dois municípios, ambos localizados no agreste meridional de Pernambuco.

A Pedra da Cobra é um afloramento rochoso que está as margens da rodovia BR-424. No seu entorno está uma vegetação de caatinga e um solo bastante arenoso, seco e uma altitude acima dos 500 metros acima do nível do mar.

Por esse ângulo você percebe como essa região do agreste meridional já na sua linha limitrofe com o sertão está precisando de chuva. O sítio Riacho do Meio tem partes que o solo é bastante argiloso e ao mesmo tempo tem muitas fruteiras como por exemplo, manga e caju.

A Pedra Montada fica no alto de um morro há exatos 654 metros de altitude. Primeiro, existe uma camada rochosa, depois de uma outra extra e por último, uma rocha com mais de 50 toneladas numa inclinação que impressiona. O vento bate forte, mas a rocha continuar firme. Outro fator intrigante além da inclinação, é o tamanho da rocha menor que segura a principal.

O município é formado pelo distrito sede, Horizonte Alegre, Poço do Boi, São Pedro do Cordeiro e Santo Antônio do Tará e os povoados de Poço das Ovelhas, Tenebre e São Francisco. Essas serras que vocês veem na imagem acima pertencem ao sítio Riacho do Meio.

O sítio Riacho do Meio tem em torno de 60 famílias. É uma região de produção de caju, mesmo com a escassez de chuva. Está localizado há menos de 100 metros de distância da BR-424 e há 600 metros do centro da cidade da Pedra.

Ou a minha câmera é muito boa ou a localização que estive era privilegiada. Distante uns 20 km da cidade de Venturosa, pude fazer esse registro fotográfico da cordilheira onde está o atrativo turístico Pedra Furada. Aproveitei a oscilação das nuvens.

O município está localizado no Planalto da Borborema. A vegetação nativa é composta por florestas sbcaducifólica e caducifólica. De longe, muito longe fiz essa imagem da Pedra Furada, que tem a geoforma de um arco rochoso.

Levei a sorte que no deslocamento instantâneo das nuvens, consegui fazer essa imagem sensacional. Percebam que a Pedra Furada torna-se pequena diante da exuberância de outras camadas rochosas nos arredores. Na verdade, entre os municípios de Venturosa e Pedra, você se depara com uma localização privilegiada. O que se deduz?

A simples comunidade do Riacho do Meio tem sua igrejinha e ao mesmo tempo uma boa quantidade de bares, que são pontos de visitação, em especial no final de semana.

A cidade de Pedra situa-se na base de uma enorme formação granítica de forma cônica, uma pedra com 3,822 metros de circunferência e 615 metros de altura, constituindo-se em uma beleza natural. Para onde você esticar a vista verá camadas rochosas cravadas no meio da caatinga.

São vários e vários blocos graníticos inclinados como se fosse descer morro a baixo. No horizonte você visualiza a BR-424 que faz ligação entre agreste meridional e sertão de Pernambuco.

De longe também fotografamos a serra do Urubu, localizado na zona rural de Venturosa, região do Riacho da Luiza. Percebam o quanto a vegetação está degradada. Muito desmatamento. Há locais em situação de deserto.

Quem viaja com destino a sertão do Pajeú, por exemplo, passa antes por essa região da serra do Tará, riacho da Luiza e tantos outros atrativos turísticos.

Conceição da Pedra foi o primeiro nome do atual município e o local da vila foi, primitivamente, uma fazenda da gado de propriedade do capitão-mor Manuel Leite da Silva (falecido em 1801), oriundo das bandas de Penedo, descendente de portugueses.

Subir a Pedra Montada não é exercício fácil, mas muito compensador. Todo esforço valeu apena. Ficar de cima olhando e contemplando uma belíssima cordilheira. As rochas graníticas precisa ser preservada. Há aqueles que vão visitar, tirar fotos, etc., terminam deixando lixo acumulado e fazendo pichação.  Tem gente precisando de uma aula de meio ambiente.

AGUARDEM A PRÓXIMA REPORTAGEM!

PATROCÍNIO

Mais sobre:

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

MOURA CONTABILIDADE

REDE BRASILEIRA DE BLOGUEIROS DE VIAGEM

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

PUBLICIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA