CONHEÇA A GRUTA DO RECANTO – ESCONDERIJO USADO POR LAMPIÃO E MARIA BONITA NA BAHIA

Por Cláudio André, publicado em 13 de janeiro de 2020

Publicidade

Oh sertão bonito, oh sertão tão cheio de vida! Assim pude exclamar várias vezes enquanto caminhava por esse torrão nordestino. Por esse local onde andei, vi como é a vida do sertanejo no meio da capoeira.

Foi nessa gruta que o rei do Cangaço, Virgulino Ferreira, se escondeu acompanhado de seu grande amor, Maria Bonita, juntamente com mais de 30 cangaceiros. Eles estavam fugindo da Volante Baiana (polícia da época), pois, 30 km dali, morava na Malhada da Caiçara, Maria de Déa (Bonita), como era conhecida.

Por que não apreciar a natureza numa gruta dessa. Lampião, nesse ponto, juntamente com seus cabras, quem se aproximava. Estrategicamente, falando, Virgulino Ferreira, conhecia a caatinga, seus pontos fracos e articulava cada andança pelo meio do mato.

Rochas de arenito esculpidas pelo intemperismo. Rochas sedimentares que sofreram modificações pela ação do vento da chuva. Enfim, o sítio Recanto na zona rural de Santa Brígida, é o lugar que se deve ser estudado.

A fauna por essa região do semiárido brasileiro é resistente. As demoradas estiagens deixa a pergunta, por que tanta vida num lugar tão seco, onde o solo rochoso é predominante?

Essa é a visão de quem está na gruta que Lampião se escondeu na década de 30. Eu, tive esse prazer de ficar assim, abismado com a beleza do horizonte. Há mais de 30 metros de altura, é a “janela da gruta” que os Cangaceiros davam ou não as boas vindas para quem se aproximava.

O sítio Recanto recebe esse nome por estar no recanto do município de Santa Brígida e próximo da linha limítrofe com Paulo Afonso, compreendendo o Raso da Catarina, que tem uma extensão de 38 mil km quadrados.

A primeira pergunta se faz com a imaginação. Quem colocou essa rocha ali em cima? Há uma grande variante quando se trata para dar uma resposta mais concreta possível.

A mistura do verde com o cinza, é comum encontrar nesse período seco em todo o trecho do sertão baiano. As rochas cobertas de purificadores do ar (linqueis), galhos secos, porém, ainda com vida, deixando o cenário ainda belo.

Me aventurei dentro da Gruta do Recanto, onde Lampião, Maria Bonita e mais de uma dezena de cangaceiros, passavam dias e noites. Mas, nesse local, não tem cobra ou outro tipo de animal? Visivelmente, pude constatar a existência do roedor chamado de mocó, mas cobra, não.

Quando chove a própria água faz seu percusso pelas rochas sedimentares. Os cortes ou separações nas rochas, são resultados do intemperismo. Isso leva-se milhares de anos para ficar assim.

Numa altura superior aos 30 metros, pude fazer essa imagem de recordação. Pude ficar estagnado por alguns minutos, devido a beleza natural existe nessa parte do Raso da Catarina. A vegetação arbustiva da caatinga é convidativo para você meditar, enxergar que Deus faz suas obras e não deixa assinatura, porém somos nós podemos intitula-las.

Podem me chamar de louco, besta, homem da caverna, etc. e tal. Mas, consigo levo boas recordações, grande teste de “sobrevivencialismo” e uma aprendizagem que levo par ao resto da vida. A gruta do Recanto me proporciono isso tudo.

Imagine você ao acordar poder estar num cenário deste. Imagine você dando bom dia para o dia que começa num cenário assim. Está explicado como surgiu a inspiração do jornalista e escritor Euclides da Cunha no livro SERTÕES.

ATÉ A PRÓXIMA REPORTAGEM!

PATROCÍNIO

O POETA

PARA SUA CRIANÇA

Mais sobre:

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

REDE BRASILEIRA DE BLOGUEIROS DE VIAGEM

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

MOURA CONTABILIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

PUBLICIDADE