AS FORMAÇÕES ROCHOSAS DA REGIÃO DO RASO DA CATARINA EM SANTA BRÍGIDA/BA

Por Cláudio André, publicado em 10 de janeiro de 2020

Publicidade

Voltar ao sertão da Bahia sempre é uma nova experiência. Conhecer as histórias do povo, localizar atrativos turísticos, tudo isso faz parte da saga de um nordestino que é genuinamente sertanejo.

O arenito se forma quando rochas como o granito se desintegram aos poucos pela ação dos ventos e das chuvas. Os grãos de quartzo dessas rochas formam a areia. Areias e dunas de areia, porém não são rochas: são fragmentos de rochas.  Assim cimentada e endurecida, forma o arenito – um tipo de rocha sedimentar.

Arenito ou grés é uma rocha sedimentar que resulta da compactação e litificação de um material granular da dimensão das areias. O arenito é composto normalmente por quartzo, mas pode ter quantidades apreciáveis de feldspatos, micas e/ou impurezas.

No sítio Circo Velho, distante 15 km do centro da cidade de Santa Brígida, norte da Bahia, é um local que teve seu capricho pela ação na natureza há milhares de anos.

Arenito Vermelho: Rocha de origem sedimentar, resultante da junção dos grãos de areia através de um cimento natural. E encontrado na forma de placas ou em diversos tipos de corte e forma o chamado mosaico português, quando utilizado em calçamentos em conjunto com o basalto e o mármore.

Para cada rocha que você visualiza, a imaginação aflora. Geralmente, as geoformas traduzem várias ações do intemperismo.

As altas e baixas temperaturas provocam cortes nas rochas mesmo compactadas. Os purificadores do ar estão cravados nas rochas por todos os lados.

O sítio Circo Velho, zona rural de Santa Brígida, norte baiano, está dentro da região do Raso da Catarina. A vegetação dessa área é típica da caatinga de areia, predominantemente arbustiva e muito densa.

A seca é comum no Raso. Com temperaturas que atingem os 43 C é difícil se refrescar nos rios que cortam a região, pois a grande parte são efêmeros e o único rio intermitente é o Vaza-Barris que forma o açude de Cocorobó.

Nesta região a água é mais facilmente encontrada nas depressões das rochas ou em locais onde o lençol freático fica próximo a superfície.

A pedra da Tartaruga rastejante é um dos atrativos turístico do sítio Circo Velho que engloba numa área de mais de 4 mil hectares, uma propriedade particular do senhor Severo, um dos moradores mais antigos da região.

Por vários ângulos fotografei esse atrativo turístico. Percebam que a vegetação arbustiva da caatinga é feita por cactos e várias plantas nativas do referido bioma.

Os habitantes locais sobrevivem a longos períodos de seca, já que o clima seco dificulta o plantio. Uma das opções é a criação de animais resistentes ao solo como cabras e ovelhas.

Aparentando ser um território deserto, onde só brotam cactos, bromélias e imbuzeiros, uma pequena chuva é o suficiente para que a passagem acinzentada se transforma em verde.

De qualquer forma, vivi mais uma grande experiência em pleno sertão baiano. Lugar de gente simples, de um povo aguerrido, sofrido, lutador e que nunca perde a esperança de dias melhores. Levo consigo muitas histórias desse povo sertanejo que nos fortalece para seguir nossa saga.

AGUARDEM A PRÓXIMA REPORTAGEM!

PATROCÍNIO

O POETA

UM PARQUE PARA SUA CRIANÇA

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

MOURA CONTABILIDADE

REDE BRASILEIRA DE BLOGUEIROS DE VIAGEM

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

PUBLICIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA