AS FORMAÇÕES ROCHOSAS DA REGIÃO DO RASO DA CATARINA EM SANTA BRÍGIDA/BA

Por Cláudio André, publicado em 10 de janeiro de 2020

Voltar ao sertão da Bahia sempre é uma nova experiência. Conhecer as histórias do povo, localizar atrativos turísticos, tudo isso faz parte da saga de um nordestino que é genuinamente sertanejo.

O arenito se forma quando rochas como o granito se desintegram aos poucos pela ação dos ventos e das chuvas. Os grãos de quartzo dessas rochas formam a areia. Areias e dunas de areia, porém não são rochas: são fragmentos de rochas.  Assim cimentada e endurecida, forma o arenito – um tipo de rocha sedimentar.

Arenito ou grés é uma rocha sedimentar que resulta da compactação e litificação de um material granular da dimensão das areias. O arenito é composto normalmente por quartzo, mas pode ter quantidades apreciáveis de feldspatos, micas e/ou impurezas.

No sítio Circo Velho, distante 15 km do centro da cidade de Santa Brígida, norte da Bahia, é um local que teve seu capricho pela ação na natureza há milhares de anos.

Arenito Vermelho: Rocha de origem sedimentar, resultante da junção dos grãos de areia através de um cimento natural. E encontrado na forma de placas ou em diversos tipos de corte e forma o chamado mosaico português, quando utilizado em calçamentos em conjunto com o basalto e o mármore.

Para cada rocha que você visualiza, a imaginação aflora. Geralmente, as geoformas traduzem várias ações do intemperismo.

As altas e baixas temperaturas provocam cortes nas rochas mesmo compactadas. Os purificadores do ar estão cravados nas rochas por todos os lados.

O sítio Circo Velho, zona rural de Santa Brígida, norte baiano, está dentro da região do Raso da Catarina. A vegetação dessa área é típica da caatinga de areia, predominantemente arbustiva e muito densa.

A seca é comum no Raso. Com temperaturas que atingem os 43 C é difícil se refrescar nos rios que cortam a região, pois a grande parte são efêmeros e o único rio intermitente é o Vaza-Barris que forma o açude de Cocorobó.

Nesta região a água é mais facilmente encontrada nas depressões das rochas ou em locais onde o lençol freático fica próximo a superfície.

A pedra da Tartaruga rastejante é um dos atrativos turístico do sítio Circo Velho que engloba numa área de mais de 4 mil hectares, uma propriedade particular do senhor Severo, um dos moradores mais antigos da região.

Por vários ângulos fotografei esse atrativo turístico. Percebam que a vegetação arbustiva da caatinga é feita por cactos e várias plantas nativas do referido bioma.

Os habitantes locais sobrevivem a longos períodos de seca, já que o clima seco dificulta o plantio. Uma das opções é a criação de animais resistentes ao solo como cabras e ovelhas.

Aparentando ser um território deserto, onde só brotam cactos, bromélias e imbuzeiros, uma pequena chuva é o suficiente para que a passagem acinzentada se transforma em verde.

De qualquer forma, vivi mais uma grande experiência em pleno sertão baiano. Lugar de gente simples, de um povo aguerrido, sofrido, lutador e que nunca perde a esperança de dias melhores. Levo consigo muitas histórias desse povo sertanejo que nos fortalece para seguir nossa saga.

AGUARDEM A PRÓXIMA REPORTAGEM!

PATROCÍNIO

O POETA

UM PARQUE PARA SUA CRIANÇA

Mais sobre:

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

REDE BRASILEIRA DE BLOGUEIROS DE VIAGEM

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

SEDUÇÃO CAMISARIA

MOURA CONTABILIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA

MALHARIA COLATINO

BIO FITNESS ACADEMIA

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

PUBLICIDADE