PEDRA DA TARTARUGA – ATRATIVO TURÍSTICO DO MUNICÍPIO DE SANTA BRÍGIDA/BA

Por Cláudio André, publicado em 8 de janeiro de 2020

O sertão da Bahia é cheio de encantos… As formações rochosas estão por todas as partes. No sítio Circo Velho, região próxima do Raso da Catarina na zona rural de Santa Brígida, norte da Bahia, é um lugar que você chega e não deseja mais sair…

A rocha com a geoforma de uma tartaruga é um dos encantos dos visitantes. As rochas sedimentares esculpidas pelo intemperismo e misturadas com a vegetação de caatinga é uma verdadeira demonstração da obra do Criador do Universo.

Mesmo com a demora da chegada das chuvas, o ambiente em si é muito convidativo. Os caldeirões rochosos que servem como reservatórios naturais quando chove, estão todos secos. A seca castiga, mas o sertanejo continua firme.

Segundo os moradores mais antigos, a história da cidade começa como tantas outras: “era uma vez” um fidalgo português, seu nome Antonio Manoel de Souza, proprietário de uma área de terra que tinha quatro léguas e naquela época fazia parte do município de Itapicuru. Veja que toda a zona rural de Santa Brígida tem uma vegetação de caatinga.

Em 1942 peregrinava pelos Estados de Alagoas, Sergipe e Pernambuco um penitente de barba e cabelos grisalhos, pregando e curando, que se chamava Pedro Batista da Silva. Serviu o exército aos dezessete anos, sendo deslocado posteriormente para Foz do Iguaçu e Ponta Grossa , no Paraná. Após desligar-se do exército trabalhou como marinheiro e estivador nos portos do Rio de Janeiro, Santos e Paranaguá, onde se fixou e viveu como pescador.

Santa Brígida era uma região famosa pela passagem de Lampião, por ser a terra natural da sua companheira Maria Bonita. Imaginemos o quanto o rei do Cangaço viveu intensamente por essa caatinga e tendo as rochas como abrigos.

Uma “visão” fez regressar ao Nordeste, onde peregrinou até fixar-se em Santa Brígida com a permissão do Coronel João Sá que acompanhou a chegada dos romeiros até certificar-se de que o movimento não ameaçava se tornar uma nova Canudos. Em suas andanças Pedro Batista ficou famoso pela sua sabedoria em dar conselhos, efetuar curas e libertar pessoas de maus-espíritos.

O turismo rural que não é explorado no município de Santa Brígida, mesmo com suas belezas naturais, há muita religiosidade pelo seu povo. É comum por esse torrão baiano encontrar alguém que está na igreja frequentando um terreiro de candomblé.

A religião em Santa Brígida é bastante voltada para suas raízes locais e possui um grande sincretismo religioso. A maior parte da população se caracteriza como Católica, porém as pessoas mais antigas costumam seguir doutrinas contrárias ao Catolicismo e que são condenadas pela Igreja, muitos creem em espiritismomediunismomacumbariareencarnaçãofeitiços e em crenças oriundas das religiosas africanas e indígenas, o problema é que parte dessas mesmas pessoas intitulam-se de fé Católica Apostólica Romana e isso ocorreu por conta do sincretismo religioso, e essas crenças são contrárias a verdadeira fé defendida pela Igreja Católica.

Segundo o IBGE, em 2004 o município possuía 18.757 habitantes, já em 2010 apenas 10.060 habitantes. Ou seja, uma queda aproximada de 8.697 pessoas, isso ocorreu por conta que grande parte da população envelheceu e veio a falecer, mas principalmente pelo fato de que o poder público é o principal meio para geração de empregos, fora isso o que resta é o comércio.

Para onde você olha vai encontrar rochas sedimentares. Há furnas, cavernas com pinturas rupestres de aproximadamente 12 mil anos, provavelmente feitas pelos índios que habitaram como primórdios da região.

Durante muito tempo o município de Santa Brígida passou por grandes transformações, desde a época que muitas Senhoras lavavam suas roupas em fontes de água, as pessoas viviam sem energia, e o único meio de chegar no município era por meio de estrada de chão.

No sítio Circo Velho, há um grande potencial turístico a ser explorado. Nessa região há várias comunidades que margeiam toda a região do Raso da Catarina. Estão muito próximos os sítios, Santa Cruz, Algodões e Fortaleza. Estima-se que more nessa região sertaneja do município de Santa Brígida, umas 150 famílias.

Santa Brígida é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2004 era de 18.757 habitantes. Tornou-se município em 27 de junho de 1962, quando foi emancipado do município de Jeremoabo, do qual era distrito, conforme lei estadual 1757, assinada pelo então governador da BahiaJuracy Magalhães.

A rocha sedimentar que tem a geoforma de uma caçamba é um dos atrativos turísticos do município. Raso da Catarina é uma ecorregião localizada na parte centro-leste do bioma caatinga, no estado da Bahia. Possui trinta e oito mil quilômetros quadrados de área. Esta ecorregião consiste em uma bacia de solos muito arenosos, profundos e pouco férteis, de relevo muito plano. Apresenta cânions na parte oeste. É a região mais seca do sertão baiano, com clima semiárido bastante quente e seco, grandes amplitudes térmicas entre o dia e a noite. Os solos são muito arenosos e profundos, o que leva à pouca disponibilidade de água. A precipitação média anual é 350 mm e em algumas regiões chega a 300 mm.

AGUARDEM A PRÓXIMA REPORTAGEM!

PATROCÍNIO

Mais sobre:

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

Estatísticas do Google Analytics

gerado por GADWP 

REDE BRASILEIRA DE BLOGUEIROS DE VIAGEM

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

SEDUÇÃO CAMISARIA

MOURA CONTABILIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA

MALHARIA COLATINO

BIO FITNESS ACADEMIA

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM